Aluguel de imóvel em Portugal – Nossa busca

Categorias Maternidade8 comentários
apartamento para arrendar em Portugal

A saga pela busca de aluguel de imóvel em Portugal. Pesquisas, dificuldades e melhores cidades.

Durante 8 meses pesquisamos sobre muitas coisas que precisávamos saber para morar em Portugal. Uma pauta sempre presente nas nossas conversas eram sobre aluguel de imóvel em Portugal, vimos que as moradas (como se fala aqui) são muito maiores que no Brasil e com menos de um salário mínimo é possível encontrar um imóvel de qualidade.

O salário mínimo português são 557 euros e um apartamento T2 ou T3 (2 ou 3 quartos) pode ser encontrado a partir de uns 350 euros (desconsidere o interior do país, só pesquisamos próximo a região de Lisboa por causa do nosso trabalho).

Chegando no país percebemos que o cenário havia mudado, conforme indicava nossas últimas pesquisas, mas ao sair às ruas em busca de imóvel para alugar em Portugal acabamos percebendo que entre 10 a 13 placas são para vender e apenas 1 é para arrendar.

Por esse motivo, os valores tem sido muito diferentes uns dos outros e a localidade e quantidade de quartos e tamanho da residência não são mais os principais fatores para definir o valor do local anunciado. O raciocínio parece está sendo assim: “eu tenho um anúncio de aluguel, como próximo de mim não tem eu vou colocar o valor que eu quiser e quem realmente precisa arrendar se submeterá a tal situação”.

Vimos apartamentos com características variadas: novos, reformados, vazios, mobiliados, que pedem fiadores, muitos depósitos calções, que aceitam crianças ou não. Observamos muitos detalhes e a todo momento preocupados em não tirar os pés do chão porque não podíamos alugar no desespero e nos arrependermos depois.

Vimos imóveis em várias regiões próximos a Lisboa: Sintra, Castanheira do Ribatejo, Ericeira e Mafra. Um conhecido de um amigo português ficou sabendo que estávamos buscando arrendar um apartamento e nos avisou que havia um T2 para ser liberado na Malveira, região de Mafra, o visitamos com a antiga moradora ainda morando nele e depois entramos em contato com a proprietária.

Mafra Portugal
Conhecendo a parte interna do convento de Mafra, próximo da nossa casa.
Ericeira Portugal
Ericeira

A princípio, a dona do apartamento pensou em vendê-lo, mas ao saber que estávamos recém chegados no país e não podíamos comprá-lo, ela nos alugou. Foram muitas as demonstrações de generosidade dela nesse período. Gostamos da Malveira e ficamos felizes por ter encontrado esse cantinho.

Aqui é um apartamento com 2 quartos, sendo que o quarto das crianças é dividido em 2 ambientes (bem grandinho), não é reformado, mas está em bom estado e é semi mobilhado. Ainda não compramos tudo que precisamos, apenas o necessário, mas aos poucos vamos deixando-o com a nossa carinha.

quarto de menino
O primeiro quarto a ficar habitável foi o dos meninos.

Malveira é uma freguesia que pertence ao concelho de Mafra, distrito de Lisboa. Estamos gostando bastante daqui e em breve quero compartilhar mais sobre essa região que tem turismo, feira a céu aberto e muitas curiosidades pra quem gosta de saber como é a vida em uma outra cultura.

Estamos a 25 km do centro de Lisboa, o que é bem perto para uma brasileira que veio de BH. Nesse começo tenho trabalhado apenas home office, mas isso pode mudar, por isso nossa preocupação em estar perto do grande centro. Como todo o país, temos muitos pontos turísticos por perto o que nos faz estar em um lugar bem bonito também, quero mostrá-los para vocês em breve.

Tenho feito posts e stories no Instagram mostrando nossos passeios e rotinas por aqui, se quiser saber mais, nos acompanhe por lá.

Bem, acho que essas informações são muto importantes pra quem está em busca de aluguel de imóvel em Portugal. São tantas pessoas imigrando, não é?! Espero estar ajudando de alguma forma.

QUER RECEBER UM RESUMO DA SEMANA GRATUITAMENTE POR E-MAIL?! CLIQUE AQUI!

 

 

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


8 ideias sobre “Aluguel de imóvel em Portugal – Nossa busca

  1. Ola amigos
    Penso em.me mudar p portugal
    Antes pretendo passar 3 meses como experiencis. Estive ai neste mes de outubro e me senti mto bem. Passei uma noite na Malveira. Sao 17 mins de autocarro.
    Gostaria de comunicar c vcs e saber outras opcoes. Sera q existe aptos de 1 quarto.por ai
    Vou so e trabalho na area de beleza. Soi cabeleireira
    Vou em busca de um salao grande p trabalhar em lisboa
    Vamos manter contato????

    1. Oi Cristina, tudo bem?
      Eu não cheguei a olhar nenhum imóvel com menos de 2 quartos, mas deve ter sim.
      Se você já for vim com emprego certo acredito que seja melhor arrendar algo próximo ao seu trabalho, mas se não for seu caso a Malveira é mesmo perto e pode te atender bem.
      Boa sorte na sua vinda!
      Beijos

  2. No interior as casas são bem mais baratas, mas tem a desvantagem de ser mais difícil encontrar emprego.
    Em relação a está zona(Malveira, Mafra e Venda do Pinheiro) as rendas aumentaram bastante, por haver uma procura grande exatamente por ser perto de Lisboa e tb pq agora existe uma grande procura de compra de casa nesta região.
    Eu adoro morar nesta zona por ser tranquilo e estar perto de tudo. Desejo as maiores felicidades para vocês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *