Empreendedorismo feminino pelo mundo – The Girls on the Road

Categorias Como empreender2 comentários
The Girls on the Road

Mulheres buscam uma maneira de desenvolver seus talentos em todos os lugares, o empreendedorismo feminino pelo mundo é cheio de criatividade, é o que veremos em The Girls on the Road.

Semana passada minha prima e algumas amigas me disseram que passaria no Fantástico uma matéria que com certeza eu me identificaria, sobre empreendedorismo feminino pelo mundo. Ao assisti-la mais tarde pelo site do programa vi que se tratava do documentário The Girls on the Road, e que suas realizadoras estão, assim como eu, em Portugal.

Encontrei o e-mail do projeto e me ofereci pra conhecer a Fernanda e Taciana, queria ouvir de perto as histórias tão inspiradoras que elas registraram nos 15 meses de projeto.

Generosas, Fernanda me respondeu prontamente e marcamos nosso encontro. Foi de uma tamanha riqueza poder ouvir tantos detalhes, acredito que essa conversa deve me render alguns posts ainda, tem histórias demais pra caber em poucas palavras.

The Girls on the Road
Nosso encontro.

Falamos da Sonoe Azuma, a persistente japonesa que mesmo sem ser compreendida iniciou um negócio de levar bichos de pelúcia para viajarem pelo mundo. Imagine você, convencer as pessoas de que pode ser divertido pagar para ter fotos do seu bichinho turistando por aí?! Ainda hoje a Sonoe ouve muitos nãos, mas os sim são maioria e tem feito o seu negócio ser realidade há 8 anos (pra saber mais sobre a história da Sonoe e sua empresa, clique aqui).

The Girls on the Road
Foto: Divulgação.

Saber que a brasileira Beatriz Alves, começou sua fábrica de cortinas sem se programar pra tal foi animador. Ser surpreendida com uma encomenda de um grande cliente  é o que toda empreendedora deseja no início da sua caminhada, mas saber administrar todos os processos pra atender uma alta demanda é algo que trás pelo caminho muitos desafios.

Falar sobre o empreendedorismo feminino pelo mundo é importante, essa é uma maneira de fortalecer as milhares de mulheres que estão nessa jornada. Dificuldades financeiras, crises emocionais, a necessidade de co-criar diante dos problemas que vão surgindo, tudo isso é comum pra quem encara abrir o próprio negócio.

Perguntei a Taciana se veremos no documentário mães empreendedoras e ela disse que assim como no Brasil, a maternidade é sim um motivo que leva as mulheres a se tornarem empresárias, porém, é importante destacar que o romantismo que muitas vezes é pregado por trás do empreendedorismo materno precisa ser desmistificado.

The Girls on the Road
Foto: Divulgação.

Uma mulher que é sua própria patroa e mãe, trabalha mais do que trabalharia se fosse funcionária, a facilidade que ela tem nesse formato de trabalho é que sendo dona da própria agenda ela consegue estar presente nas festinhas, reuniões escolares e consultas médicas dos filhos no meio da semana.

O empreendedorismo feminino pelo mundo precisa ser visto com seriedade, no Brasil já somos aproximadamente 9 milhões de empreendedoras. Um filme como The Girls on the Road se mostra relevante pra nossa sociedade que diariamente tem uma nova crise para driblar.

Obrigada a Fernanda e Taciana pela conversa que tivemos e por trazer tanta riqueza em forma de documentário a nós, aguardo ansiosa pela estreia!

Assista a participação da Fernanda e Taciana no Fantástico falando sobre o The Girls on the Road.

 

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


2 ideias sobre “Empreendedorismo feminino pelo mundo – The Girls on the Road

  1. Oi Nathália, estou muito interessada, pois também aos 67 anos início um empreendimento…
    Ainda está muito no início, porém estou muito animada! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *