3 ferramentas para planejar seu negócio

Categorias Como empreender0 comentário
canvas

Uma empresa bem sucedida precisa ser pensada com antecedência, veja algumas ferramentas para planejar seu negócio com sucesso.

Uma empresa não é feita apenas de sonhos, na verdade esse é apenas o start, muitas vezes, pra que ela nasça. Suas raízes precisam ser profundas, por isso, é preciso usar as melhores ferramentas para planejar seu negócio.

É possível encontrar casos de empresas que começaram sem muito planejamento ou que se tornaram rentáveis quando nem se esperava por isso, mas normalmente o ideal é planejar muito, organizar todas as ideias e tentar enxergar todas as dificuldades que envolvem um empreendimento na área que você escolheu.

No caso de mães empreendedoras, o planejamento ainda inclui a logística da casa: quem cuidará das crianças, quantas horas você se dedicará exclusivamente ao seu trabalho e etc.

Conheça 3 ferramentas para planejar seu negócio:

  1. Canvas: O Canvas te ajudará a definir o seu modelo de negócios. Em poucas palavras nele você deve saber quem é o seu cliente, qual problema você está resolvendo, como você vai resolver este problema e como você vai ganhar dinheiro para manter a estrutura do seu negócio e gerar lucro para a organização.
    canvas
  2. Mapa de empatia: Essa ferramenta te ajudará a definir quem é o seu cliente, quais as suas dificuldades, medos e desejos. Esse mapa te ajudará a responder algumas perguntas e te dará a chance de saber se de fato você sabe quem é seu público alvo.mapa de empatia
  3. Análise SWOT ou planilha F.O.F.A: essa ferramenta lhe permite analisar seu cenário nos ambientes internos e externos – Strenghts (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); Threats (Ameaças).análise swot

Essas ferramentas são muito acessíveis a todos pela simplicidade de construí-las, há opções online ou arquivos para download, cada pessoa se sente mais a vontade pra trabalhar de uma forma, não há nenhum problema em se escolher fazer de forma artesanal, há muitas pessoas que diante do papel e caneta se sentem mais produtivas. Não se prenda a forma, faça!

A fase do planejamento é feita para erros e acertos, por isso, simule ao máximo todas as possibilidades que estiverem na sua mente e te surgirem durante as horas que estiver diante dessas planilhas. A teoria é sempre diferente da prática, mas o quanto você puder se aproximar do que será sua empresa na realidade é melhor.

Temos outras ferramentas para planejar seu negócio, mas se você fizer ao menos essas 3 etapas terá boas chances da sua empresa ter sucesso.

De que maneira você tem planejado sua empresa? Conta aqui nos comentários se usa outras ferramentas também.

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *