Flexibilidade de agenda um motivo que leva as mulheres a empreender – Aprenda com Lucila Turqueto

Categorias Mães empreendedoras0 comentário
Casa de Valentina

Um dos motivos que levam as mulheres a empreender, principalmente as mães, é a flexibilidade de agenda.

Independente se você está pensando em iniciar um negócio do zero ou se quer reestruturar sua carreira, como funcionária ou empreendedora, se isso ocorre é porque você agora é mãe, você deve fazer isso por estar em busca de uma flexibilidade de agenda.

Pensando em como lhe dar os melhores conselhos a esse respeito eu conversei com a Lucila Zahran Turqueto, autora do Casa de Valentina, um dos maiores blogs de decoração do Brasil. Lucila tem 35 anos, é jornalista e publicitária, atuou por 10 anos no marketing da TV Globo. É casada, mãe do Bento de 3 anos, da Tereza de 5 meses e tem muito a nos ensinar.

O Casa de Valentina nasceu em 2008 quando a autora ainda não era mãe, por ser bem naquela época onde quem iniciou um trabalho de qualidade na internet acabou colhendo bons frutos. No início era apenas um hobby, mas foi crescendo organicamente e em 2011 Lucila abriu mão do trabalho formal para se dedicar exclusivamente ao Casa de Valentina.

Com a chegada do Bento, ela continuou se dedicando ao blog e conseguia ter um horário flexível intercalando com as mamadas (a amamentação foi até 1 ano do Bento). O escritório da empresa é perto da sua casa o que facilitou muito. “Me organizei para estar sempre na hora do almoço com ele e até hoje no período da tarde ele dorme um pouco mais para conseguir ficar um período maior a noite acordado e nos curtirmos como família”.  

Com a chegada da Teresa ainda não consegui voltar ao ritmo de trabalho. Então, por isso estou fazendo home office, estou aprendendo como vou me organizar em relação a rotina de trabalho, é provável que vou passar a trabalhar mais frequente em casa. Estou, inclusive, considerando criar um escritório em casa, porque ainda está um pouco improvisado, tenho trabalhado no meio da sala, o que não é bom porque sempre tem algo para me distrair.

O Casa de valentina como trabalho nasceu antes mesmo de Lucila se tornar mãe e ele aconteceu porque permite que seja uma atividade com flexibilidade de agenda, o que é algo que a empreendedora considera saudável para o seu estilo de vida. “Quando o Bento nasceu eu vi que isso era perfeito porque eu tinha justamente a liberdade de controlar a minha agenda… Tornou a maternidade mais tranquila. Se eu tivesse que voltar ao trabalho formal com 6 meses após a licença maternidade seria sofrido pra mim”. 

Comecei o blog de maneira espontânea, como hobby, o Casa de Valentina se tornou realidade de uma maneira orgânica, virou um negócio rentável sem planejamento no início.

Depois fui montando um catálogo de móveis, de produtos, abri um marketplace, então, os passos seguintes foram milimetricamente pensados e estruturados.

Começar sem planejamento não é algo que eu recomendo. Aconteceu, dei muita sorte! Mas acho que foi por ser um momento favorável, em 2008 tinham poucos blogs de decoração, o mercado era diferente. Hoje em dia, não da para começar sem planejamento, o mercado já está mais maduro. 

Pra começar hoje é preciso pensar no financeiro, formar uma equipe, ter os mesmos cuidados que eu tive com os passos seguintes que citei.

Uma dificuldade que Lucila comenta ter enfrentado é que não são todas as pessoas que sabem trabalhar com a flexibilidade de agenda, é necessário uma certa maturidade para tamanha liberdade, mas é possível encontrá-las. No Casa de Valentina, por exemplo, Lucila tem uma pessoa que é parte do time a 5 anos e elas nunca se viram pessoalmente, é uma ótima profissional que trabalha do Rio de Janeiro, enquanto o escritório da empresa está em São Paulo.

Pra vencer essa dificuldade como empreendedora, ela foca na busca por pessoas que sejam um pouco mais sênior: são pessoas de responsabilidade, de entrega, que não precisam serem cobradas. “Esse é muito meu estilo de trabalho, desde quando eu trabalhava na Globo, gosto de trabalhar com uma equipe com alto grau de responsabilidade”. 

Casa de valentina
Foto: @fotolie_algoamais

Tenho perguntado a muitas mulheres como elas enxergam seus negócios daqui 5 anos e quase sempre é impossível ter uma resposta que inclui o médio prazo da empresa, talvez porque diante das novas tecnologias o planejamento seja quase inviável, as mudanças são tão aceleradas que talvez nos surpreenda em mudar radicalmente o que planejamos hoje. Sobre isso, Lucila me respondeu:

O Casa de Valentina sempre foi se transformando de acordo com as mudanças que ocorrem na minha vida, acho que pelo modelo de negócio: é um blog, onde escrevo em primeira pessoa, então relato muito a partir do que estou vivendo no primeiro momento.

Por exemplo, vou construir uma casa, estou com um  projeto comercial grande que envolve esse meu projeto pessoal, então, pensar no Casa de Valentina daqui 5 anos é pensar como estará minha vida pessoal daqui 5 anos, eu ainda não fiz essa análise, só sei dizer que são coisas que estão interligadas, não tenho planejamento de médio prazo.

Casa de Valentina
Foto: @casadevalentina

Pra finalizar, o conselho da empresária por trás do casa de Valentina, é voltado a essa mulher que busca um trabalho com flexibilidade de agenda. É necessário ter a consciência que em relação a horas trabalhada, talvez trabalhamos mais do quê se tivéssemos um emprego formal, mas temos o controle da agenda, para isso é preciso estar disposta a abdicar de algum tempo que talvez inclua deixar de estar com seus filhos.

Aquele sonho de que vou estar presente integralmente, de corpo e alma, isso não acontece… Só conseguimos produtividade se trabalhamos com foco.

Com a flexibilidade de horário conseguimos levar o filho numa festa, sair com ele pra fazer uma atividade específica, mas é preciso ter consciência que não da pra trabalhar com qualidade e estar a todo momento com o filhos. 

É uma ilusão pensar que da para estar 100% com o filho e no trabalho. Assim não se faz as duas coisas com qualidade.

Pense como você vai estruturar sua empresa fisicamente: em que lugar você vai trabalhar? Se for em casa separe  um local exclusivo para essa finalidade. Fora de casa? Encontre esse local!

Em que momento você vai se dedicar absolutamente ao trabalho? Talvez o horário ideal seja quando seu filho estiver na escola… Planeje!

Mais uma vez somos surpreendidas com uma mulher generosa que não poupou informações para dividir conosco, não é mesmo?!

Vai lá no site do Casa de Valentina ver na prática o primoroso trabalho que a Lucila tem feito. Há também um outro projeto da qual eu super fã que é o Marketing Decor, quem sabe contar sobre os bastidores dele seja um motivo pra ter mais uma vez a participação da Lucila aqui?! Eu me sentirei honrada!

Tem alguma outra dica que considera importante para empreender um negócio que ofereça flexibilidade de agenda? Então, compartilhe conosco!

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *