O bruxismo e minhas noites mal dormidas

Categorias Maternidade0 comentário
placa para bruxismo

O estresse me causou bruxismo e ele além de causar dores tirou minhas noites de sono.

Mandíbulas doloridas, dores de cabeça, sono durante todo o dia, mal humor por conta do sono, foi após esses sintomas diários que descobri o bruxismo.

No meu caso começou pouco depois do nascimento do Henrique, mas no início eu não sentia tudo isso que relatei acima com muita frequência. Como meu caçula era bem chorão, comecei a perceber que quando ele começava chorar eu começava a apertar os dentes e isso foi sendo cada vez mais frequente.

Como toda mãe, desejei tanto as minhas noites de sono completas e quando elas chegaram eu não consegui curtir tanto assim, pois no meio da noite eu acordava abrindo a boca, esticava o máximo que conseguia para tentar aliviar a pressão que eu fazia nos dentes enquanto dormia.

Já não tinha mais duvidas do que era, pois meu marido também sofre do mesmo mal e a esta altura já estava usando uma placa para dormir… Suas noites melhoraram e eu decidi que precisava resolver esse problema também.

Conversei com a Dra. Marta da  Indica Odontologia e ela prontamente me auxiliou para que tudo relacionado ao bruxismo acabasse, durante o atendimento descobrimos que uma manchinha no meu dente da frente era decorrente a um trauma causado pelo ranger os dentes.

dentista em BH

Não havia desgastes nos meus dentes que é algo que pode acontecer e é até mesmo ser considerado um agravamento se afetar os ossos, por isso o bruxismo precisa ser visto como uma doença. É necessário dar atenção para que outras patologias não se desenvolvam no meio do caminho.

Passado quase 1 mês após iniciar o uso da placa para dormir eu posso dizer que finalmente estou tendo noites de sono inteiras e de fato descansando.

Lendo sobre o assunto vi o quanto o bruxismo é um mal comum nos nossos dias, desde a infância podemos sofrer dele. A tensão do trânsito, do trabalho, de um relacionamento conturbado… São diversos motivos que podem nos colocar na alta estatística de cerrar ou apertar os dentes num momento de stress. Nos Estados Unidos de 30 a 40 milhões de pessoas (crianças e adultos) sofrem desse mal.

placa para bruxismo

Se você está se identificando com meu relato, vou deixar abaixo os sintomas mais comuns do bruxismo para se inteirar um pouco mais do assunto. Procure um dentista para te auxiliar nesse tratamento:

  • Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
  • Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;
  • Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.

sorriso

Eu encontrei o Indica Odontologia no aplicativo Onde Ir Belo Horizonte, para baixar clique em: Android ou iOS.

QUER RECEBER UM RESUMO DA SEMANA GRATUITAMENTE POR E-MAIL?! CLIQUE AQUI!

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *