Reinventando a vida – Planejamento sobre reestruturação de carreira após a maternidade

Categorias Como empreender2 comentários
empreendedorismo materno

O Conta Pra Elas está mudando de direção e passando a focar em reestruturação de carreira para mulheres após maternidade.

Pouco mais de um ano que esse blog está no ar eu olho pra trás e vejo muitas conquistas pessoais e coletivas, minha visão se abriu em relação a um mundo que antes eu participava apenas como espectadora – o mundo da internet – e hoje eu sou parte dele produzindo conteúdos. Nesse momento venho contar o porque passaremos a focar em reestruturação de carreira para mulheres que se tornaram mães .

Muitas mulheres se vêem perdidas ao se descobrirem mães (desde a gestação) e não conseguem ou não podem voltar ou permanecer no mercado de trabalho. Os motivos são diversos: algumas escolhem abrir mão da carreira por um tempo para se dedicar exclusivamente aos filhos, outras são demitidas e não conseguem um novo emprego e há ainda aquelas que tem um trabalho, mas sua carga horária lhe faz ser ausente em casa.

Há um incômodo em todas essas mulheres, muitas delas chegam em um determinado momento e vêem que ser mãe 24 horas por dia não é o que elas gostariam de se dedicar a fazer, por necessidade ou até mesmo solidão, afinal, os filhos crescem e é nessa inquietação que surge a possibilidade de empreender.

  • Há mais de 7 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil;
  • Dentre elas, cerca 70% têm ao menos um filho;
  • O número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos;
  • Participação dos homens nesse setor, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período.

Fonte: Sebrae

empreendedorismo materno
Foto: Dione Lopes

A reestruturação de carreira para uma mulher após a maternidade não é uma tarefa simples, não que seja para as outras, mas a logística para empreender somada a responsabilidade de cuidar de um bebê ou criança dificulta um pouco mais as coisas.

Normalmente, o inicio desse negócio tende a ser informal e ao começar a ter retorno é que se pensa em levá-lo a sério. Porém, o ambiente para empreender quando se é mãe é cheio de adaptações, cada caso é um caso, mas nem sempre essa mulher tem com quem dividir os cuidados do filho durante a maior parte do dia e por isso, a rotina de trabalho é feita de intervalos entre as necessidades dos filhos.

Por gostar muito desse assunto e por ser uma empreendedora materna vi a necessidade de me focar nesse tema. Até aqui caminhamos trocando informações sobre assuntos diversos, mas a maioria das minhas leitoras são mães e tantas delas se identificam comigo nessa busca por informação sobre geração de renda e gerir um negócio próprio.

A partir de agora, aqui no blog você vai conhecer histórias de sucesso de mães empreendedoras, as minhas experiências por estar iniciando uma produtora audiovisual em Portugal e claro, informações teóricas e práticas para ajudar as milhares de mulheres que pesquisam sobre reestruturação de carreira.

Gostou dessa novidade? Espero que aqui seja uma plataforma incubadora para muitas mães. Aproveito para avisar que no Instagram e Facebook do blog tem dicas diárias sobre empreendedorismo, nos acompanhe por lá!

QUER RECEBER UM RESUMO DA SEMANA GRATUITAMENTE POR E-MAIL?! CLIQUE AQUI!

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


2 ideias sobre “Reinventando a vida – Planejamento sobre reestruturação de carreira após a maternidade

  1. Acredito que esse tema em algum momento alcance nossos pensamentos,
    mas quando o BHCG dá positivo, ele grita em nossos ouvidos…..tudo irá mudar….. Quem cuidará do bb após a licença? Conseguirei deixar o bb para retornar ao trabalho?
    É um momento tão delicado e desafiador. Nasce uma mãe e com ela, uma garra, força, coragem, que faz com que ela lançe para fora todo o empreendedorismo que existe dentro de si.

    É um mercado promissor, assunto de total relevância, as mulheres despontam mais uma vez.
    Obter conhecimento, ter acesso a boas ferramentas, só nos desponta para um crescimento ainda maior. Parabéns Nathália Nunes! Bjs

    1. É isso mesmo, Cris. O empreendedorismo parece saltar de dentro de nós quando descobrimos a maternidade. Somos milhares de mulheres buscando uma forma de reformular a vida e tendo o apoio uma das outras fica um pouco mais fácil, não é mesmo?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *