As primeiras dificuldades num trabalho home office

Categorias Como empreender, Minhas experiências4 comentários
trabalhar em casa

Disciplina, rotina e muita determinação é necessário para o sucesso de um trabalho home office.

No começo de uma empresa, principalmente as de baixo investimento e criadas por mães a opção é um trabalho home office. É aquela história: fazer o que gosta, estar perto dos filhos e ganhar dinheiro.

Empreender não é fácil e chega a ser clichê dizer isso, mas quando estamos no início de um negócio essa dificuldade fica tão latente que é impossível não pensar a todo momento “empreender não é fácil, não é fácil…

Nos primeiros meses principalmente nos sentimos meio que sem rumo, mesmo com um plano de negócios, perfil das personas definidos, canvas e etc, ainda assim você não sabe por onde começar.

Se você não sabe o que são essas ferramentas citadas acima, em outro post falarei sobre elas com mais detalhes.

Ao chegarmos em Portugal para iniciar nossa produtora audiovisual, desde o início sabíamos que seria um trabalho home office, fizemos dezenas de contatos ainda do Brasil. Resolvemos as questões burocráticas de documentação que são necessárias ao chegar aqui, mas no momento de focar na empresa eu e meu marido simplesmente travamos.

trabalhar em casa

Claro que no nosso caso envolve muito mais que iniciar uma empresa: adaptação, saudades da família e amigos, recomeçar uma vida do zero e etc. Mas ainda assim, se focarmos apenas na nossa tarefa de empreender posso te dizer, nos sentimos perdidos diante das inúmeras coisas que temos a fazer.

Houveram dias bem produtivos, outros que nada foi feito, NADA, inciamos muitas coisas, mas não rendia, sabe?! Depois de muitas conversas traçamos algumas metas e caminhos para conseguirmos sair da inércia e acho que isso é algo interessante pra compartilhar com vocês:

  1. Enchi a parede com post it´s marcando as primeiras prioridades da empresa;
  2. Escrevi o texto para o e-mail de apresentação da Meu Mundo e iniciamos os contatos com as empresas locais que ainda não sabiam da nossa existência;
  3. Fizemos a pauta dos primeiros temas dos posts do blog da produtora e o porque abordaremos tais assuntos;
  4. Iniciamos a comunicação com os clientes brasileiros;
  5. Gravamos um vídeo para as redes sociais da produtora sobre um assunto que consideramos ser o nosso ponta pé inicial.

trabalhar em casa

Muitas vezes empreendemos solitariamente e isso significa que você será a produção, a limpeza, a comunicação, a tesouraria e exercerá todas as outras funções que a sua demanda pedir. Por isso, é necessário organização e traçar as prioridades, pois mesmo quando se trata de uma função que você já conhece e tem experiências ainda assim pode ser meio confuso saber por onde começar.

Diante dessas muitas tarefas que cabe a você desenvolver sozinha, encare como uma prova, primeiro faça as questões que você tem mais facilidade e ganhe tempo com isso, lá na frente você pára e concentra nas maiores dificuldades.

Não deixe que a dificuldade do trabalho home office te paralise, depois de vencer essa primeira barreira que parece um gigante você vai se sentir mais forte pra encarar os próximos desafios que com certeza serão muitos.

Voltando a falar da Meu Mundo, ela ainda é um bebê, mas estamos fazendo o que está ao nosso alcance para vê-la crescer. Meus depoimentos, nesse início talvez não sejam muito frequentes, pois assim como você eu também tenho a sensação que ainda não tenho nada de novo para contar, mas se buscarmos no fundinho da memória temos sim, muitos ensinamentos das decisões e posturas que vamos tomando ao longo do caminho (como os 5 tópicos que listei acima).

Está empreendendo e seu trabalho home office tem parecido mais difícil do que esperava no início? O que você tem considerado ser sua dificuldade maior? Compartilha conosco, assim nos ajudamos!

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


4 ideias sobre “As primeiras dificuldades num trabalho home office

  1. Estou amando ler sua história de empreendedorismo.
    Está me ajudando muito… Também estou pensando num negócio novo…

  2. Trabalhar por conta própria não é fácil mesmo! São muitas tarefas para cumprir e é fundamental ter organização. São muitas coisas para estudar também, ainda mais quando o assunto é desconhecido… me sinto num mar aberto. Mas quando isso acontece, volto ao começo, refaço os passos na minha mente e compreendo melhor qual decisão tomar, percebendo o que é mais importante e o que pode ser feito depois. Um dos segredos acredito que seja não desanimar em meio às dificuldades pois muitas delas são apenas questão de aprendizado ou de tempo para serem resolvidas.

    Também estou amando os novos posts!

    1. Não desanimar é uma palavra chave mesmo, Marcia. Tantos bons projetos começam, mas não chegam a fase de sucesso porque a pessoa desanimou, não é mesmo. Que Deus nos ajude pra nunca desanimarmos!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *