Uma reflexão sobre como a mulher volta a olhar pra si no fim do puerpério.
Dois anos se passaram desde que meu caçula nasceu e com ele se encerra uma das fases mais difíceis que já vivi até o momento da minha maternidade: o puerpério. Com o fim do puerpério uma mulher que estava escondida ou prestes a desabrochar reaparece e uma nova fase se inicia.
Como mulher tenho sentido a necessidade de olhar pra mim novamente. Sem culpa e nem mesmo com a exigência comigo mesma que eu teria quando minha vida tinha outro formato: iniciei uma consultoria de imagem e recentemente um tratamento odontológico de manutenção e estético, coisa que eu não fazia desde me tornar mãe (5 anos).
Tudo começou quando baixei o aplicativo Onde Ir Belo Horizonte e nele encontrei a clinica Indica Odontologia. Conheci pessoalmente a Dra. Marta e equipe, fui muito bem recepcionada e em nenhum momento levei bronca por ter ficado tanto tempo fazer uma revisão ou coisa do tipo.
Quem é mãe sabe a logística que precisamos fazer para sair de casa sem os filhos, não é?! Mas naturalmente com o fim do puerpério eu e o Dani (meu marido) fomos nos organizando pra que eu me ausentasse mais de casa para trabalho ou para esses cuidados.
Meu tratamento será feito em etapas: limpeza, clareamento e um tratamento para bruxismo, que inclui uma placa para que eu use na hora de dormir… Desde que Henrique nasceu que eu comecei com o bruxismo, ele chorou tanto quando bebê que criei o mecanismo de apertar os dentes diante da pressão.
Tenho refletido muito sobre porque a vida da mulher da uma guinada com o fim do puerpério. Me lembro que quando o Danilo fez 2 anos eu também vivi uma fase de experimentar mais liberdade. É um amadurecimento simultâneo pra mãe e filho e naturalmente somos levadas a se reconectar com o mundo.
É exatamente por ser um fluxo natural no relacionamento mãe e filho que não concordo com quem diga que o fim do puerpério se dá aos 6 meses de vida do bebê, nem de longe experimentei a liberdade e amadurecimento da minha forma de maternar quando meus meninos tinham essa idade.
Tem sido tão bom e importante cuidar dos meus dentes novamente que voltarei aqui mais vezes pra relatar a diferença que isso já tem feito na minha vida, esse tratamento será a marca do fim do puerpério pra mim, já que com a vida mais leve e organizada a gente sorri mais, não é verdade?!