Hábitos que ajudam a melhorar a autoestima e aliviar o estresse

Conhecer os hábitos que ajudam a melhorar a autoestima e aliviar o estresse vão garantir a melhora na sua qualidade de vida.

Por isso, é importante entender o impacto e porque você deve mudar e fazer do seu crescimento algo diário e comum. Então, pare tudo o que você está fazendo e vem comigo saber como alavancar a sua autoestima e garantir o alívio do estresse em pouco tempo.

Vamos lá?

Exercícios físicos

Photo by Nathan Cowley from Pexels

Para começar essa lista de hábitos que ajudam a melhorar a autoestima e aliviar o estresse, não poderia ser diferente: os exercícios físicos.

Acontece que os exercícios possuem uma ação ampla no organismo, garantindo uma série de benefícios desde o primeiro dia de prática.

De maneira simples, os exercícios melhoram a autoestima porque promovem a queima de calorias, o que facilita o controle do peso e mantém o seu corpo mais curvilíneo. Além do mais, aumenta a quantidade de massa muscular, deixando o corpo visualmente mais definido e forte.

Já na questão do alívio do estresse, os exercícios físicos promovem a liberação de hormônios relacionados a sensação de bem-estar e prazer. Ao mesmo tempo, alivia a tensão muscular e garante um momento de distração de qualidade. Em outras palavras, você fica mais feliz e relaxado.

Conheça e respeite os limites

O segundo ponto de destaque dessa lista está no reconhecimento e respeito dos limites, sejam os seus ou os da pessoa a sua volta.

Em suma, ao reconhecer os próprios limites, você evita de se colocar em situações ruins que podem causar picos de estresse ou que possam reduzir a sua autoestima.

Quando direcionado a outras pessoas, esse respeito melhora as suas relações e garante que você evite pessoas tóxicas. Conhecer e respeitar os próprios limites é uma tarefa diária que envolve mais autoconhecimento, ou seja, você precisa começar a observar mais e se questionar sobre si e o mundo.

Beleza e tratamentos

Photo by Вальдемар from Pexels

O terceiro hábito dessa lista se refere a um conjunto grande de ideias, mas que funcionam e tem um foco específico: a beleza externa.

Em síntese, aderir a alguns tratamentos estéticos relacionados ao seu bem-estar melhora a sua autoestima porque faz com que você se veja de maneira mais positiva.

Também é importante dizer que muitos tratamentos melhoram a sua qualidade de vida, como a retirada de excesso de pele do abdômen e dos olhos.

E como isso impacta no estresse?

Segundo algumas pesquisas, pessoas que se sentem mais bonitas ao longo do dia acabam tendo níveis menores de estresse, já que se sentem bem. No entanto, é preciso buscar por um médico especializado e avaliar o seu caso antes de escolher qualquer um dos tratamentos disponíveis.

Na dúvida, comece com o natural, lavando bem o rosto, utilizando cremes e protetores ou mesmo focando em uma boa maquiagem.

Descanso e relaxamento

Muito se discute em consultórios sobre o impacto de ter boas noites de sono, seja para melhorar a autoestima, aliviar o estresse ou melhorar resultados de tratamentos.

Assim, é preciso pensar que o sono atua como um regulador, melhorando o funcionamento do organismo e garantindo a recuperação que você precisa para o novo dia.

Esse é um hábito que deve ser trabalhado, evitando a insônia, comum em quem passa horas no celular a noite e acaba dormindo menos do que deveria.

Sob essa perspectiva, também entra o relaxamento, que atua diretamente no alívio da tensão, reduzindo o estrese e contribuindo para a sua sensação de bem-estar.

E como fazer isso?

Photo by Burst on Pexels

Simples, foque em dormir em torno de sete boas horas de sono, sem interrupções, e tenha ao mens uma hora de relaxamento todos os dias.

Essa hora pode servir para fazer exercícios físicos, ler um livro, conversar com alguém ou mesmo ficar sem fazer nada.

Procure ajuda

O excesso de estresse e os problemas com autoestima faz com que, em muitos casos, seja preciso buscar por um médico especializado.

Seja um terapeuta, nutricionista ou mesmo cirurgião, esse atendimento deve ser de qualidade e focado no seu problema.

Lembre-se: você não precisa estar ou fazer essa mudança de hábitos sozinha.

Cuide da sua alimentação

Você, com certeza, já ouviu aquela ideia de que o corpo é um templo, onde você é o responsável por tudo aquilo que entra ou toca, sejam alimentos ou as relações pessoais.

A alimentação tem ação com o estresse quando você muda o cardápio ou corta alimentos, mas também por ser uma válvula de escape, ou seja, você come quando está triste ou estressado.

O desafio é aliar isso aos sentimentos, já que essa compulsão alimentar pode fazer com que você se sinta mal ou culpada, ganhando peso ou não.

Cuidar da alimentação é uma atividade de todos os dias, que deve mudar aos poucos, optando por alimentos de maior qualidade e mais saudáveis.

Em contrapartida, evite dietas restritivas, melhore sua atuação fazendo exercícios físicos e siga tratamentos que funcionam para o seu corpo.

Caso você não consiga emagrecer ou note algum sintoma, não hesite em buscar por um médico especializado, mantendo seus exames sempre atualizados.

Foco na qualidade de vida

Todos esses hábitos e mudanças são indicados não apenas para melhorar a autoestima e aliviar o estresse, mas também porque melhoram sua qualidade de vida.

Photo by juan mendez from Pexels

Com isso, você vive bem por mais tempo, consegue organizar a sua rotina e seus pensamentos, evita situações e pessoas ruins e consegue superar e aprender com os erros.

Mantendo o foco na qualidade de vida e seguindo a mudança com cada um dos pontos citados, você verá o seu amor próprio renascer. E, na mesma proporção, vai conseguir manter a calma com maior facilidade, relaxar e pensar com calma, seja para tomar uma decisão ou para escolher um novo caminho.

Para finalizar, agora que você já conhece os hábitos que ajudam a melhorar a autoestima e aliviar o estresse, não perca mais tempo. Crie a sua rotina e comece a colocar em prática um dos fatores dessa lista.

Matéria escrita em parceria com a AesCare.

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *