Musicalização infantil é um estimulo que pode ser parte da infância do seu filho desde o berçário.
A curiosidade que é uma característica comum na infância é bastante explorada numa aula onde a criança tem contato com vários instrumentos e sons. Se as crianças já fazem das nossas panelas peças de uma bateria em casa, imagina o que elas farão com os variados objetos sonoros num momento como esse?
Não basta apenas ser músico para que a pessoa seja capacitada para dar aula de musicalização, sendo para crianças, então, as exigências aumentam. É necessário uma busca por um profissional que saiba o que está fazendo. Com conhecimento, a coordenação motora, raciocínio e criatividade serão exploradas da forma mais adequada a cada criança.
“Os estímulos feitos na infância ficam na memória para sempre. As atividades artísticas praticadas na infância dão base para o cérebro aprender outros habilidades. A música é a atividade artística mais completa. Pode ser um instrumento, palmas marcando um ritmo, um canto ou uma dança: o estímulo que vem com o aprendizado musical é mais completo do que ler e escrever. A música é campeã em ativar redes neurais no cérebro. Uma criança que começa antes dos 7 anos a estudar música, tem maiores possibilidades de os lados esquerdo e direito do cérebro se comunicarem melhor, desenvolvendo a atividade do pensamento.”, diz Elvira Souza Lima, neurocientista.
Se você não tem como matricular seu filho numa aula de musicalização infantil, você pode estimulá-lo em casa mesmo, separei algumas dicas pra te ajudar:
- Dê a seu filho a oportunidade de explorar materiais que façam barulhos diferentes: garrafa, papel alumínio, uma vasilha plástica, panela… Cante uma música infantil pra que ele brinque com os objetos e acompanhe a música;
- Cante batendo palmas e o estimule a cantar também. Uma boa dica é cantar e bater palmas e fazer uma pausa convidando-o para continuar. Exemplo: “meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha… Quando quer comer…”;
- Escolha uma música que seu filho goste, dance e caminhe de diferentes maneiras junto com ele explorando vários ritmos e momentos da música.
Qual a sua experiência com a musicalização infantil? Conte aqui nos comentários, assim você pode ajudar outras famílias que estão pesquisando sobre o assunto.
BAIXE GRÁTIS NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!