Ninguém vive sozinho nesse mundo, sempre precisamos um do outro, por isso a rede de apoio na maternidade é algo fundamental.
Ser mãe é viver muitas renúncias e só quem é mãe, de fato sabe o que essa frase significa, mas todas as pessoas precisam de um tempo para respirar, para cumprir suas responsabilidades com concentração, quem se dedica a cuidar de uma ou mais crianças precisa desse tempo ainda mais. Uma rede de apoio na maternidade é fundamental, mas em cada família essa rede funciona de uma maneira.
Há quem deixe o filho dormir desde novinho na casa dos avós, padrinhos ou algum parente, há aqueles que recorrem a alguma ajuda por algumas horas, mas não admite a possibilidade do filho dormir fora de casa… Escolas, babás, muitas são as formas de ter um auxílio na rotina materna.
No último dia 02 de julho, eu e meu marido completamos 12 anos de casados e graças a nossa rede de apoio, os meninos ficaram com meu irmão e cunhada num dia e os avós no outro para comemorarmos. No sábado, dia 1° fomos convidados pelo Pacific Spa para relaxarmos e foi maravilhoso! Recebemos a massagem Pacific e conseguimos por 1 hora nos desligar de todas as preocupações e aproveitar o presente.
No dia seguinte, fomos jantar no Empório Toscanini, foi um jantar simplesmente maravilhoso, eu e Dani conversamos, comemos uma comida maravilhosa e brindamos os nossos 12 anos em grande estilo!
Você pode estar se perguntando se de fato nos desligamos das crianças nesses momentos e eu te digo que sim. Temos certeza que os meninos estão super bem cuidados e isso faz toda a diferença para os nossos passeios serem bem proveitosos.
A rede de apoio na maternidade só da certo se você deixa seus filhos com alguém que você confie e da forma que combine com você. Por exemplo, não adianta você viajar por um final de semana sem os filhos se você ainda não conseguiu passar mais que uma tarde sem eles com tranquilidade.
Para aquelas mães que não possuem família por perto ou uma amiga de confiança, não tem uma babá ou qualquer outro funcionário para te dar um apoio, meu conselho é buscar em grupos maternos referências de profissionais e agências de babás folguistas, quem sabe da pra colocar na ponta do lápis e ir ao cinema com as amigas?
Uma coisa que tem me ajudado muito para conseguir conciliar meu trabalho e cuidar dos meninos, é agendar meus compromissos no horário que o Dani está em casa. No fim de semana ele me fala sua escala de trabalho e eu agendo minhas reuniões nessas “janelas” em que ele fica em casa, isso exige muita logística, mas dá certo.
A rede de apoio na maternidade é algo que eu tenho pensado muito, pois estamos de mudança. Vamos nos mudar pra Portugal em setembro (vou fazer um post contando detalhes) e eu já me pego pensando em como será essa questão para nós. Graças a Deus temos alguns amigos por lá e isso me da um certo alívio porque eles podem nos dar referências, mas sim, eu fico pensando que não terei os avós por perto pra me salvar numa emergência.
E você, como administra essa questão na sua família?
2 comentários em “A importância da rede de apoio na maternidade”
Ter pessoas que confiamos por perto para nos apoiar é magnífico! Ak tenho minha família: mae, pai, irmãos, primas, tias enfim, conto diariamente com esses anjos.
É verdade, Paula. Sem uma rede de apoio eu não consigo imaginar como teria enfrentado tantas situações na minha vida!