DIU Mirena pode causar depressão?

Um relato de uma situação possível, mas incomum de acontecer. Após uma investigação do psicólogo da mineira Gabriela Pires, foi constatado que o DIU Mirena estava diretamente ligado ao seu quadro de depressão.

Uma amiga de maternidade contou esses dias seu relato com o DIU Mirena e eu achei tão inédita sua experiência que pedi a Gabriela para compartilhar com a gente aqui no blog.

depressão

Eu sou do tipo de mulher que não tive grandes mudanças quando comecei a tomar anticoncepcional. Hoje não preciso mais dele porque depois do nascimento do Henrique eu e meu marido optamos em “fechar a fábrica” e o Dani fez a vasectomia. Mas muitas mulheres tem dúvidas de qual o melhor método contraceptivo e na fase de pesquisa dobre qual a melhor opção, uma informação como essa pode ser importante. Então, vamos ao relato da Gabi.

depressão

“Quando descobri que não tinha organização suficiente para tomar pílulas (depois de vários anos usando sem muito controle), optei por colocar o  DIU Mirena.

 Consegui tanto o DIU quanto a aplicação pelo plano de saúde. Minha médica na época cobrou a parte para colocar. Isso, por sinal, me deixou incomodada, mas acabei colocando. Doeu muuuito! Mesmo tomando remédio para dor antes. Mas depois dessa dor no primeiro dia, só senti poucas cólicas durante a primeira semana.

depressão

A partir daí, achei que tinha encontrado a solução para meus problemas! Usei o Mirena por 4 anos, não sentia Nada! Não sangrei durante esse período também não tive cólicas, além, é claro, de não precisar me preocupar em lembrar de tomar o tal remédio todo dia. Realmente, achava que tinha encontrado a melhor coisa do mundo!

Até que meu psicologo fez uma relação com meu estado depressivo e me pediu pra tirar e ver como eu reagia. Nessa época, eu já tinha mudado minha vida toda por causa da falta de vontade de me levantar da cama e das crises de choro várias vezes ao dia, mas nada melhorava.

depressão

Até que eu pedi pra ginecologista tirar o diu. Ela se negou e me mandou tomar antidepressivo. Disse que não podia ser o DIU. Resultado: não melhorei nada e ainda perdi o sono…

Mudei de médica, dessa vez pra uma adepta à antroposofia e tia de uma amiga. Ela tirou o DIU Mirena na primeira consulta… Minha vida mudou. Depois de umas 2 semanas eu já estava normal de novo!

Meu Psicologo disse que já tinha atendido três pacientes que apresentaram quadros de depressão por causa dele e que nenhum médico assumia essa relação…

depressão

Bom, claaaaro que essa é uma situação que acontece com a minoria das pessoas. Mas talvez seja importante saber que pode acontecer, pois quem optar por usar pode ficar em alerta caso sinta algo diferente”.

Você conhece algum caso semelhante de outras mulheres que enfrentaram uma situação parecida quando optaram pelo uso do DIU Mirena, meninas? Me contem aqui nos comentários, por favor.

Qual o método você prefere?

BAIXE GRÁTIS NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!


		

Compartilhe esse post

134 comentários em “DIU Mirena pode causar depressão?”

      1. Infelizmente me sinto tão estressada pós diu. Ja uso a 1 ano porém nunca imaginei que pudesse que por culpa do diu. Sempre soube que ele poderia me fazer sentir cólicas( coisa que nunca Havia sentido) sempre soube do aumento do fluxo( sempre tive pouco sangramento) mais nunca pensei que me deixada com tpm coisa que nunca tive. Estou pensando muito em tirar e voltar a ser como era antes. Me sinto sempre estressada, explosiva, mudança de humor me sinto alguém que não sou.

    1. Olá
      Não sou depressiva mas coloquei o Diu mirena tem 10 dias e desde então estou depressiva, choro várias vezes por dia sem motivo, e vim pesquisar sobre isso porque foi a única coisa que mudou na minha vida .

  1. Tenho dúvidas sobre qual contraceptivo eu poderia usar após o casamento, fiz alguns testes com pílulas e passo mal além de ter medo desses hormônios engordarem e mancharem a pele. Qual contraceptivo seria mais indicado?

    1. Oi Thais, é necessário consultar um ginecologista, pois é necessários saber se a mulher tem pré disposição para alguma doença e a partir dessa pesquisa decidir. O DIU de cobre não possui hormônios, talvez você se adapte bem a ele. Já pensou nele?
      Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos

      1. Ana Carolina

        Ola! O DIU de cobre quase acabou com minha vida pela intoxicacao do cobre. Procurem saber sobre isso, em portugues nao ha muito material mas em ingles e espanhol tem; os sintomas sao muitos, e nos piores casos, podem levar ao aparecimento de depressao suicida,paranoia e esquizofrenia. Nao acontece em todas as mulheres, mas qd ocorre, os sintomas podem ser terriveis. Perdi dez anos da minha vida, e por sorte e muita pesquisa, descobri o que estava acontecendo. Apos a remocao, nos primeiros meses, me senti outra, a pessoa q costumava ser antes desse DIU. Ainda fiz reposicao de zinco, B12 e magnesio, e evitei ao maximo o gluten para me detoxicar.
        Parabens pelo texto informativo Nathalia!!! <3

        1. Debora Wiest

          Oi Ana, entre em contato comigo, gostaria de conversar sobre intoxicação por cobre. É muito importante!

  2. Evelin Leite

    Gente…estou passando pela mesma situação!
    Faz quatro meses que coloquei o diu mirena. Estou sentindo uma mudança de comportamento que não associo a outros fatores.
    Tenho pouca vontade de sair da cama, ando triste sem motivo, brigo com meu esposo por nada, e choro com muita facildade.
    Resolvi pesquisar se tinha alguma relação com o diu e eis que me deparo com esse relato.
    Vou compartilhar isso com meu ginecologista.
    Muito obrigada por compartilhar essa informação.

    1. Oi Evelin, fico feliz que tenho te ajudado de alguma forma. Procure mesmo uma solução para essa situação e talvez a opinião de mais de um profissional, já que há relatos de que nem todos os médicos aceitam a possibilidade do hormônio causar um estado depressivo.
      Depois que tudo passar e se sentir a vontade volte para nos contar como você está e se o DIU foi mesmo o responsável pelo que está passando.
      Beijos e melhoras!

      1. Chaiane Rodrigues

        Oi foi muito bom eu ter visto este comentario pois estou passando pelo mesmo processo me sinto muito triste ja faz um ano e sete meses que estou usando o diu não me da vontade de fazer nada e sempre fui uma pessoa feliz nunca pensei em morrer e de uns dia pra ca me sinto muito depressiva por isso resolvi pesquisar o porque dessa triteza sem motivo

        1. Oi Chaiane, fico feliz em ter te ajudado de alguma forma. Procure ajuda médica, se preciso ouça mais de um especialista. Sua vida é muito preciosa e peço a Deus para que tudo se resolva logo. Se precisar de qualquer coisa estou a disposição.
          Com carinho, Nathália!

        2. Olá eu tenho o mirena a 2 anos e também estou me sentindo depressiva agressiva principalmente com meu esposo e também estou menstruando de um ano pra ca e perdi a vontade de fazer sexo minha ginecologista também se recusou a tirar falou que isso nao tem nada a ver com o mirena

      2. Rosângela Raquel

        Olá, faz 4 anos que uso mirena ,e estou me sentindo muito mal,me sinto triste sem vontade pra fazer nada ,sem contar a retenção de líquido terrível, me identifiquei muito com esses relatos,nessa quarta-feira vou remover meu dio e espero melhoras

  3. Sylvia Rodrigues

    Conheço e usei DIU por muitos anos, até resolver engravidar e até entrar na menopausa. Esse é um assunto científico que não deve ser tratado num blog. Nem todas as mulheres têm formação para entender que se trata de uma postagem sem nenhuma comprovação médica feita por estudos e experimentos guiados.
    Me desculpe, mas não entendo como esclarecedora essa postagem, muito pelo contrário.

    1. Depois que comecei o uso do mirena devido a endometriose eu tive uma excelente melhora , as dores ja não existia e parecia estar tudo bem .
      Porém comecei a não sair mas de casa , quando saia sentia – me tonta e com coração desparado . Pessoas e vozes me causava muito irritabilidade. Diversas vezes fui para na emergência com uma sensação q iria morrer, depois de vários exames descobri q estava com depressão. Passei a tomar medicação e quando não tomo e chega o período mestrual é horrível.
      Tenho inplorado o médico para fazer a retirada do mirena , porém a resposta é sempre a mesma q não devo .
      Não suporto mas . Quero minha vida de volta .

      1. Ola, eu coloquei o diu de cobre á 19 anos atrás, depois de ter meu 1filho, depois de três anos tive uma infeção, que fui operada de emergência ia morrer em 12 horas se não operar, tirei um ovario é uma trompa, demorei um mês para voltar a andar de novo, um desespero depois, de 6 anos tive o 2 filho, quando ele fez 2 anos tire uma depressão profunda isolamento, social é perturbação tratamento psiquiátrico, idas frequentesa emergência, depois 11 anos descobrir recentemente uma edenomiose que causa muita dores, insuportável, que ainda tem certos médicos que fala que não é nada, que raiva, sem saber o que fazer fui em varios médicos até que um passou remedio (anticoncecional), para não mestruar é para a dor, mais ficava mal com eles, ai coloquei o Mirena faz o convênio cobriu fiquei super feliz, passou 1 semana é fiquei muito triste é dores na barriga, depois de 2 semana estou estressada, tristes, ansiosa, choro facil, é não levando dá cama para nada, estou sem saber o que fazer porque estou achando que é o Diu, é acabei de colocar se espero para vê se o corpo acostuma, ou se tiro, estou muito ruim nessa cama triste, até sai do trabalho, é sou laqueada, o problema é a edenomiose, remédio não me dou bem, Diu Mirena pelo jeito vou ter que retirar, é a última opinião seria retirar o utero segundo opinião do medico, mais não quero retirar de jeito algum, estou desesperada para saber o que fazer se alguém pode me ajudar ou dá uma opinião sobre o assunto me ajudaria muito ….Obrigaduuu

  4. Eu também me sinto assim, estou tendo muitas crises de ansiedade, ja estou até tomando remédio pra isso, horrível…eu marido acha q foi depois do diu, os médicos dizem q não, em hipótese alguma.

  5. Flavia Santos

    Meu nome é Flavia, uso o DIU Mirena a 7 anos e ando tendo quadros depressivos, no momento estou tomando antidepressivo. Uma amiga me indicou um post francês, disponível em http://www.ouest-france.fr/sante/sterilet-hormonal-mirena-ses-effets-secondaires-inquietent-les-femmes-4983720 , alertando as mulheres sobre o Mirena e a depressão. Resolvi então procurar sites nacionais abordando este tema. Irei conversar com meu ginicologista, pois acredito haver relação com meu quadro atual.

  6. Glaucia R S castro

    Boa noite! Eu coloquei o diu em fevereiro desse ano 2017! P mim uma conquista enorme , pq não suportava mais tomar pílula! Porém, venho sentindo desde então , muito desanimada, com a auto estima muito baixa, choro por tudo! Muito mais muito depressiva a ponto de não querer sair de casa e ver gente! Antes do diu eu fazia exercícios físicos , corria e malhava todos os dias! Hoje não consigo fazer nada! Então comecei a querer investigar o pq disso tudo! Então Cheguei na conclusão q foi depois de colocar o diu. Vim p a net pesquisar se ele causava isso tudo, foi onde eu encontrei essa publicação! Me identifiquei , amei ter lido ! E amanhã mesmo vou marcar minha consulta com minha Dr p retirar! Quero minha vida e disposição de volta ! Mesmo tendo q voltar a tomar a pílula ! Bjo

    1. bom dia, sinto exatamente assim.. coloquei o DIU mirena em agosto, e logo no segundo mês comecei com esses sintomas, a médica pediu p esperar 6 meses, mas não melhoro só pioro, sinto muito sono, fadiga, luto todos os dias p sair da cama… tenho crise de choro, e tive algumas de ansiedade tb… meu libido tb está zero.
      fiz exames hormonais e estão alterados, na esperança que seja isso a causa de tudo… tomando medicamento, mas caso não melhoro, vou retirar o DIU.

  7. Socoroooo
    Estou exatamente assim,só 25 dias de uso…Já engordei 3 quilos e nao tenho nem um ano de bariátrica,tá acabando comigo esse diu mirena.O plano cobriu pra colocar mas nao cobre a retirada,o médico cobrou 300 reais,nao tenho como pagar,mal pago me convênio. Que tristeza gente….

    1. Oi. Tb sou bariátrica, coloquei o Diu em 2015. Estou tomando varios antidepressivos. Minha psiquiatra tb acha q o Diu agravou e recomendo a retirada. E o pior, nesses mais de 2 anos, engordei 15kg. Não exagero em comida, meu estômago é o mesmo da operação. Peguei pesado na academia esse mês fazendo luta e engordei 700gramas. Estou decidida a tirar logo esse DIU.

      Adriana

  8. Oi meninas, que sensacional ler esse depoimento. Coloquei o diu mirena tem 1 ano, há 6 meses tenho percebido uma grande alteração emocional uma semana antes de menstruar, como se a tpm viesse em forma de depressao e crises de ansiedade. Minha psciquiatra avisou que já teve três casos de aumento de disturbios emocionais por conta do mirena inclusive, ela mesma precisou retirar. Ainda não tirei o meu por que não me dou bem com pilula. Está sendo uma grande questão fazer essa escolha. Queria uma opinião.

    1. Oi Deia, eu espero que você encontre uma solução que lhe dê segurança e saúde emocional. É muito ruim ficar assim abalada todo mês, não é?
      Será que não existe uma outra forma de se prevenir que seja melhor pra você? Já experimentou o anel vaginal? Ele tem uma dosagem mais branda de hormônios, converse com sua médica, pode ser uma solução ou então considerar usar apenas o preservativo mesmo.
      Na torcida por você!
      beijos

    2. Tire o mais rápido possível,adiei como vc.Só não cheguei ao suicídio por que tinha pessoas ao meu redor a todo tempo.Fiquei resistindo fui mim tratar com psiquiatra os medicamentos fizeram efeitos reverso.Hj não faço uso de remédios só foi tirar o Diu de mirena acabou tudo

  9. Amoxicillin Mouth Dissolve [url=http://viacheap.com]viagra[/url] Discount Fluoxetine Best Website Salisbury Duramale Vs Priligy [url=http://buying-levitra-online.buylevi.com]Buying Levitra Online[/url] Achat Cialis Ordonnance Healthy Man Reviews [url=http://cial40mg.com/cost-of-cialis.php]Cost Of Cialis[/url] Cephalexin Dosage Puppy How Many Days Viagra Quanto Costa In Italia [url=http://generic-viagra-buy.via100mg.com]Generic Viagra Buy[/url] Propecia Side Effects Long Term Achat Finasteride Propecia [url=http://order-kamagra-online.kamagpills.com]Order Kamagra Online[/url] Xlpharmacy Generic Cialis Propecia Risks [url=http://dapoxetine-priligy-price.priliorder.com]Dapoxetine Priligy Price[/url] Myco Rat Amoxicillin

  10. Viagra Generic Kaufen In Holland [url=http://bestlevi.com/levitra-best-prices.php]Levitra Best Prices[/url] Cytotec Pills Over The Counter Kamagra Farmacia A Buon Mercato [url=http://leviusa.com]buy vardenafil 40 mg malaysia[/url] Where To Order Generic Cheapeast Amoxicilina In Australia Secure Drug Shop [url=http://generic-viagra-online.canadianvia.com]Generic Viagra Online[/url] Comprare Viagra Line Canadian Drug Without Rx [url=http://bestlevi.com/best-levitra-price.php]Best Levitra Price[/url] Buy Propecia Hair Loss Cialis Vente Tunisie [url=http://cialcheap.com/prices-cialis.php]Prices Cialis[/url] Prix Propecia Officiel Cialis Viagra Controindicazioni [url=http://leviusa.com]levitra on sale[/url] Order Metronidazole 200mg Online Canada Zithromax Effectiveness Chlamydia [url=http://leviusa.com]levitra pills[/url] Genuine Viagra Cheap Cialis Vendita On Linea Dal Canada [url=http://buylevitraeufast.com/levitra-pill.php]Levitra Pill[/url] Online Pharmacyeliferx Levitra Online Paypal [url=http://bestlevi.com/low-price-levitra.php]Low Price Levitra[/url] Elocon Cream To Buy

  11. Coloquei esse mirena a 1 ano e tenho me sentido em tpm direto, minha menstruação não tem mais dia nem horário, vivo de absorvente, tomo antidepressivo há 15 anos e estava estável e agora me sinto péssima todos os dias, tenho amiga que gostou muito. Minha ginecologista disse que tem pacientes que não se adaptam msm e que existe o oral. Não deixem de investigar o que pode ser um alívio para algumas para outras pode ser um pesadelo. Abraço.

  12. Coloquei esse mirena a 1 ano e tenho me sentido em tpm direto, minha menstruação não tem mais dia nem horário, vivo de absorvente, tomo antidepressivo há 15 anos e estava estável e agora me sinto péssima todos os dias, tenho amiga que gostou muito. Minha ginecologista disse que tem pacientes que não se adaptam msm e que existe o oral. Não deixem de investigar o que pode ser um alívio para algumas para outras pode ser um pesadelo. Abraço.

  13. Estou passando por isto, estou muito deprimida, foi buscar respostas e deparei com estes comentários, estou fazendo terapias e usando antidepressivos, sempre foi uma pessoa com astral super pra cima foi usar o diu acabou.

    1. Coloquei o mirena a 15 dias estou só na cama de. Tristeza de irritabilidade um mal humor terrível só choro gente. O que é isso só ouvia falarem coisas. Boas sobre ele mas pra mim não estou suportando

  14. Pessoal, não é possível que seja mera coincidência! Mesmo que não seja um blog especializado em saúde, o conteúdo e a padronização dos depoimentos é no mínimo intrigante…

    Coloquei o DIU em outubro de 2016, um mês antes de casar, e a minha situação emocional está deplorável, sem qualquer explicação! Casei com o amor da minha vida, um homem maravilhoso, um presente, sou cristã, Adventista do 7º Dia, confio em Deus, tenho uma família maravilhosa…

    Entretanto, no período anterior à menstruação estou sentindo crises de ansiedade agudas, uma angústia horrível, e sono zero, simplesmente não consigo dormir de tanta angústia…

    Preciso tomar uma providência, quero minha vida de volta!

    1. Também tenho notado um grande aumento dos sintomas da TPM , mto nervosismo, vontade de chorar e tristeza , uns 15 a 10 dias antes de vier a.menstruaçao. também coloquei o diu mirena em outro de 2016 e agora tenho visto esses sintomas c mais intensidade. Porém , as vezes vão e voltam de repente, do nada, como uma gangorra emocional. TB acontece c você??

    2. Lanna o conselho que dou se não tirou tire tb sou Adventista do Sétimo dia diretora de clube á 3 anos.Por conta dessas oscilações que o diu mim causou recorrir a psiquiatra abalei muito minha saúde com antidepressivos que fizeram efeitos reversos.Minha saúde só voltou depois que retirei.
      Hoje faço terapia pra mim recuperar do estrago deixado.
      Infelizmente não tive mais saúde Psico emocional pra continuar no clube de desbravadores.

  15. Eu tirei depois de 6 meses! Fez da minha vida um inferno!!!! Tirem caso percebam comportamento depressivo ( muito choro e nervosismo) . 15 dias depois de colocar eu chorava como uma louca e senti tpm durante os 6 meses! Tirei faz um mês e me sinto bem melhor.
    Meu gineco pediu pra eu esperar os 6 meses e eu aguentei, mas nem questionou quando tu voltei só consultório na mesma situação de desespero , ele disse que está reação não eh assim tão rara!!!!
    Tirem.

  16. Gente eu tbm ando depressiva viu,coloquei o Diu em Abril desse ano e sinto angustia,agonia,desÂnimo,eu malhava agora nem tenho vontade disso,sem motivos, do nada fico mal, e no inicio quando chegava proximo aos dias de vir um pouco de menstruação eu ficava louca de tanta tpm,engordei 5 kg e ando comendo muito.

    1. Juliana Alcantara

      Gabiiii tudo bem ? Eu fico igualzinha , porém achei que fosse algo comigo mesmo ou uma fase ruim pq de fato estou passando .
      Eu nunca fui de chorar sabe ? Somente em casos extremos mesmo ou nas TPM s mais bravas .
      Mas ultimamente choro muito !! Muito cansada também ! Será o Mirena ?
      Vou passar com a minha médica na próxima semana .
      Obrigada por compartilhar .

  17. Oi, vim na net pesquisar os efeitos “emocionais” do diu de mirena.
    Coloquei na quarta-feira e hj é quinta-feira, só um dia… minha menstruação que sempre foi curta está no final.
    Não era pra estar mais de T-Pré-M!!!!
    Mas hj chorei o dia inteiro…
    Então associei ao diu e vim pesquisar.

  18. Tenho problemas de depressão em quadro moderado ha alguns anos, mas venho tratando c anti depressivos. Decidi optar pelo diu e coloquei há qse um ano . Resumo: minha menstruação não cessou. Muito pelo contrário. O fluxo é bem irregular e há uns 2 meses tive um fluxo tao intenso que mal conseguia sair de casa. Minha médica não sabe explicar pq isso acontece. Porém , de uns meses pra cá, minha depressao tem piorado bastante, por isso, suspeitei q pudesse ser o diu. Vou pesquisar mais sobre o assunto e comentar c meu psiquiatra. Alguém já teve aumento da menstruação e do fluxo usando o diu mirena?

  19. Camila Ribeiro dos Santos

    Olá bom dia, coloquei o DIU Mirena dia 02/01/2017, meu bebe estava com 06 meses e optei por colocar o DIU para evitar outra gestação, não sabia que a menstruação iria diminuir, só fiquei sabendo quando coloquei,a minha era tranquila tinha uma duração de 3 dias e bem pouca, mais depois que coloquei percebi uma alteração no estado emocional, e no comportamento que nunca tinha passado por isso, sentia varias crises de ansiedade, pensamento acelerado ondo me da vontade de sair correndo, e muito estressada o humor nem se fala, e percebo e me sinto que minha cabeça não anda legal tipo ´´flutuando´´ e quando coloquei o DUI na hora em que o medico estava colocando, senti uma sensação horrível, tudo começou a girar ali perto de mim e os barulho se multiplicava, nunca usei drogas, mais acho que essa sensação que senti e como se tivesse usado um lança perfume. Afinal ate hoje estou com esse DIU Mirena tenho vários escapes de sangramento não posso confiar em sair com uma roupa mais clara, que suja tudo,engordei uns 5 kg estou com a pele manchada que me deu minha espinhas e estou me sentindo muito ansiosa e entrando num quadro depressivo. Acho que vou retirar esse DUI e tentar resgatar minha vida novamente. bejus e obrigada foi muito bom ler os depoimentos de vcs e entender que não e só eu que estou passando por isso.

  20. Olá
    Eu tive uma depressão profunda .. muito grave mesmo . E foi o Mirena sim !
    Eu usava e eu mesma relacionei a depressão ao mirena pq começou bem quando eu coloquei e fui em varias ginecos e eles diziam que não tinha nada a ver . Eu por conta própria depois de 2 anos e meio decidi tirar . E foi tirar a depressão com a mão !
    Eu pesquisei em sites internacionais que tem varias casos como esse !
    Quase me suicidei por causa do Mirena ! Pode ser um caso raro mas pra mim foi a pior escolha !

    1. Nossa!!
      Eu me sinto super deprimida tbm.
      Fico ansiosa,com medo de pensamentos ruins,medo de suicidar.
      Costumo sentir essas coisas mais no inicio do mês q me faz entender q pode ser uma tpm,Diu tbm.
      E vendo os relatos de vcs acredito mais ainda que isso é coisa do Diu

  21. Gente, eu tomava anticocepcional, mas esquecia muitas vezes. Então, engravidei por acidente e depois de uns 5 meses que minha filha nasceu coloquei o Mirena, a praticidade de não ter que lembrar do remédio, de não ter sagramentos é boa, porém devo os demais sintomas não foram nada bons, muita ansiedade, engordei uns 7 kg, um desanimo enorme pra tudo, dei bastante acne, não tinha mais vontade de ter uma vida sexual e vivia de mal humor. Tem uns 2 meses que tirei, e já tem umas 2 semanas que até meu esposo comentou da minha mudança, animação total, já iniciei a dieta e atividade física, minha pele melhorou, minha vida sexual está ótimaaaa, ou seja, estou muito melhor, ainda estou pensando se coloco o Diu de Cobre, ou se continuo usando só o preservativo.

  22. Ana Marques

    Incrível
    Ler tantos relatos, estou passando exatamente pela mesma situação e já marquei para retirar o meu! Já faço terapia e desde o começo associei essa fase depeimida ao diu. Espero que esses relatos ajudem mais pessoas :).

  23. Meninas…fazem 2 anos e meio que coloquei o Mirena, uma que sangro sempre, tenho escape durante o mês, dores colicas, e de tudo o pior desânimo, depressão, TPM muiiitto forte! Estou tomando medicamento para ansiedade…um caos a minha vida! JA marquei gineco e vou tirar!

  24. Nossa, pensei que só eu estava com problemas. Coloquei o DIU a exatamente um mês! Penso que estou ficando louca, depressão sim, não tenho animo para nada, mudança de humor, estresse constante. Já pensei em separar do meu marido 2 vezes, não estou me concentrando no trabalho, já estou super arrependida! Fiz uma bateria de exames para encontrar as causas, se não houver causa, tenho certeza agora que é o DIU. Isso precisa ser divulgado!

  25. Jakilini Quintiliano

    Olá!! Me identifiquei muito com todas vocês. Coloquei o Diu Mirena faz faz 5 meses e desde então vivo quase todos os dias num inferno astral. Estou triste, nervosa, sem vontade e disposição de fazer muitas coisas. Inclusive de fazer exercícios que gostava muito. Tenho brigado muito e sendo agressiva com todos, mas muito mais com o meu namorado. E os médicos dao risada quando comento que deve ser por causa do Mirena. Não sei pra onde correr, preciso achar um médico que acredite em mim.

    1. eu também me sinto assim coitado do meu marido minha ginecologista falou me chamar de pica e burra que isso não existe com mirena que e achismo das pessoas

  26. Caroline Keli Alli

    Estou com o diu de mirena há um ano e oito meses, optei por ele pois segundo a ginecologista ele atua somente no endométrio, entao, me senti segura para usa-lo, já que a pílula anticoncepcional não me fazia bem .No entanto, logo nas primeiras horas após a inserção do diu eu senti meu corpo formigar e vi aquelas estrelinhas na visao, na consulta seguinte eu informei a médica , mas ela nao associou esses sintas ao diu.Entao, me lembrei que na bula eu li algo do tipo em que histórico de depressao , dores de cabeça, nauseas eram motivos para nao utilização do diu ou motivo para retirá-lo. No caso eu ja tive depressao e sinto que ele alterou alguma coisa em meu organismo, desde o ano passado q venho tendo episódios de dores de cabeça forte com náusea e da última vez quase desmaiei.Se Deus quiser vou tirá-lo essa semana , pois nao sentia essas coisas e passei a sentir apos colocá-lo.É muito relativo, tenho uma amiga que usa esse mesmo diu há anos e nao sente nada, no caso são predisposições do próprio organismo.

  27. Quando comecei a ter crises de depressão e associei ao Mirena me disseram que eu estava louca. A médica disse que nenhuma outra paciente relatou algo parecido e algumas amigas que usam o Mirena e adoram me disseram que era só no começo e iria passar.
    Após 6 meses usando o Mirena e já querendo abandonar emprego e família eu resolvi ir numa psiquiatra. Ela me disse algumas pacientes passaram pelo mesmo e me aconselhou a tirar, o que fiz logo no mês seguinte.
    Pronto! Resolvida a questão.
    Queria muito que tivesse dado certo para mim e até hoje me questiono se eu tivesse insistido mais um pouco, talvez realmente tivesse passado e agora estaria bem e sem menstruar. Mas não tive coragem para continuar com ele na época.
    Estou sem anticoncepcional faz 1 ano e meio e quero interromper a menstruação porque sofro muito com dores, enjoou, enxaqueca e fluxo intenso e, por isso, voltei a pesquisar e cheguei a pensar em por o Mirena novamente, mas lendo o relato e comentários, acho que é melhor optar por outro método mesmo.

    1. Eu coloquei a quinze dias estou péssima uma tristeza enorme só fico na cama não tenho força pra nada

  28. Olá!
    Dia 14/06/17 coloquei o mirena depois de 5 anos tomando pílula.
    A pílula nunca foi um problema para mim, no entanto meu fluxo menstrual era muito intenso o que me levou a uma anemia ferropriva que nem mesmo com suplementação estava resolvendo. Por indicação médica coloquei o DIU.
    No entanto nesses ultimos 5 meses, comecei a ter crises de choro inexplicáveis, a questionar se faz sentido viver e desmotivada com o trabalho, sem falar nas brigas (intensas e constantes) com meu namorado.

    Estava muito mal e sem entender o porque, li relatos na internet e comentei com a minha irmã que há 8 meses está com mirena tbm, ela me disse que foi um alivio saber disso, pois estava fazendo terapia e com pensamentos suicidas e não conseguia entender o porque disso tudo.
    Enfim , acho importante compartilhar essa experiência para que outras mulheres tenham ciência, uma vez que, outras podem estar na mesma situação.
    Quero minha vida de volta, já!
    Eu e minha irmã já agendamos para retirar.

  29. Nossa, que bom ter lidos esses relatos! Ando numa tristeza! Num estado de nervos, me achado a pior pessoa do mundo, péssima mãe, péssima esposa, sem libido nenhuma. Meu médico tbem não acha que é por causa do Diu mirena. Usei o de cobre por 6 anos, mas devido ao grande fluxo é TPM resolvemos mudar. Coloquei dia 20/04/2017 não menstruo mais, mas sinto náuseas as vezes, dores nas costas, mau humor e um desânimo muito grande. Devo ter engordado uns 3k,mas o que mais me preocupa e a vontade de sair do trabalho, largar minha família, simplesmente sumir. Sempre fui tão animada e hoje vivo com sono sem ânimo para nada. Triste isso, por um lado é bom, sem menstruação mas sinto falta da minha vida e a única coisa que assoscio é o Mirena.

    1. Nossa estou igual a vc eu sou ativa não consigo ficar parada essa semana fiquei a. Semana toda na cama dormindo só choro vontade de morrer

  30. Procurei tanto por relatos iguais aos meus sintomas… Faz 1 ano que coloquei o Diu Mirena. Doeu muitoooo no dia, mas depois passou. Meu fluxo sempre foi muito intenso, com o Mirena reduziu mas durante 9 meses menstruei por 10 dias e tive escapes por mais 10 dias, ou seja, 20 dias do mês com sangramentos afff. No 3º mês percebi que minha irritabilidade havia aumentado significativamente e logo associei ao uso do DIU. Aguardei 9 meses para retornar ao ginecologista e contar minha situação… solicitei a retirada do Diu. Ele explicou que poucas pacientes tem este sangramento, mas acontece, porém o estresse não tinha relação alguma com o contraceptivo. Ele me examinou e percebeu que meu útero absorveu os fios do mirena então só seria possível a retirada em bloco… resumindo não tirei!
    Me receitou fluoxetina para o estresse, tomei apenas 3 dias pois fico muito enjoada. Nos últimos meses tenho tido escapes com menstruação por 10 dias mais ou menos… Continuo tendo uma TPM insuportável nos períodos que antecedem a menstruação.
    O estresse pós DIU me causou diversos malefícios, tive desidrose, roxos nas pernas, hemorroidas e nos 2 últimos meses tive uma alergia na pele parecida com foliculite.
    Depois desses relatos realmente estou convicta em tirar o diu. Contarei para vocês o resultado.
    Obrigada por compartilhar sua historia.

  31. Gente do céu coloquei o diu tem pouco mais de 2 meses, depois disso não sou mais a mesma! Vivo estressada, em burrada, em uma tpm constante nem eu mesma me aguento. Pernas inchada só engordando, fui ao medico ele disse que não tinha nada a ver, sem contar que no mês que coloquei parecia uma quarentena fiquei 40d menstruada, parou por 15 dias depois voltou e fiquei mais 20, desde então meus intervalos são assim fica 20d menstruada e ficá 15 sem. Pensa no meu estresse constante e o fluxo e tão grande mais tão grande que nem absorvente aguenta, ele me passou dois remédios caríssimos pra ajudar a aparar que só dura 3 dias. E a menstruação não para, estou convenciada a tirar porque não aguento mais, quero minha vida de volta! Um dia tô bem quero sair, quero ver pessoas, passa 5m não quero mais nada. E uma coisa desgastante achei que estivesse ficando louca, e decidi pesquisar. E vejo que não é só eu que estou assim, se soubesse que seria assim jamais teria colocado

  32. Coloquei o Diu Mirena Há 3 dias. Minha menstruação secou quase que imediatamente!Pra quem ficava 8 dias menstruada? não estou sentindo nada, nem cólica!!! Já estou no céu!!!!! Se soubesse tinha colocado antes!!!

  33. Gente, estou apavorada com a quantidade de depoimento de pessoas emocionalmente abaladas apos uso do DIU hormonal, estava em dúvida e pesquisando no Google encontrei o Blog. Tenho me sentido muito cansada, e como sou ansiosa por natureza, as duas coisas juntas me enlouquecem…Vou marcar pra tirar essa semana msm! Só tenho medo da TPM, mas não deve ser pior do q oq passo nesse momento…

  34. Coloquei o DIU Mirena há um ano e meio. Desde então comecei a entristecer e ter fobia social, mas não havia relacionado ao uso do DIU. Instisti no uso, mas o mesmo me causava cólicas e sem falar que engordei quase oito quilos, e não conseguia mais emagrecer. Procurei meu ginecologista várias vezes e ele sempre negava dizendo que a depressão não era relacionada com o uso do DIU. Em relação aos sagramentos que eu ainda tinha e as cólicas, ele pediu pra que eu tomasse o cerazette (mesmo hormônio do DIU) por quatro meses pra ver se meu endometrio atrofiava. Resultado: Não adiantou nada. Procurei outro médico e pedi pra que retirasse o DIU. Em conversa com ele, chegamos a conclusão que eu estava depressiva e com fobia social pelo uso do DIU sim!!! E piorou ainda mais com o uso do cerazette. Nos ultimos quatro meses foram muito difíceis, pois a depressão foi aumentada ao ponto de eu querer desistir de tudo. Meu casamento quase acabou. Agora, fazem quatro dias que retirei. Ainda tomo antidepressivos e espero que consiga sair dessa.

  35. Roberta Cardoso

    Passei por um situação similar. Usei o Mirena por 4 anos e consegui retirar a uma semana e me sinto muito melhor! Percebi nesse tempo aumento do meu quadro de ansiedade, apatia, aumento de peso, além de sempre apresentar sangramento e colicas após as relações sexuais e sintomas tipicos de tpm, como mau humor,desejo por comer doces, dor de cabeça, inchaço. Fiz acompanhamento psicológico, psiquiátrico, endocrinologico… não houve melhora. Fiz associaçãodo meu quadro com o quadro da minha mãe que usou o Mirena por uns 5 anos e estava sempre deprimida, ansiosa. Minha médica se recusava a retirar pq para ela o Mirena é excepcional! Finalmente mudei de médico e ela respeitou minhas queixas! Já me sinto muito bem!

  36. Assustador ler aos comentários e me encontrar neles, inclusive na postura médica, pois são categórico em dizer que não existe relação entre as queixas e o Mirena.

  37. Ludmila Magalhães

    Coloquei o Mirena em março de 2017. A intenção era controlar o fluxo, cólicas e a tpm pesada que enfrentava todo mês.
    No final de abril comecei a ficar deprimida, sem nenhuma razão para tal. Maio fiquei quase catatônica, bem mal mesmo…fui no psiquiatra, comecei a tomar remédio. Dei uma pequena melhorada, e fui empurrando com a barriga, tentando esperar passar os 6 meses de adaptação, como informado pela minha ginecologista. Passaram -se os 6 meses, nada de melhora. Esperei mais um pouco e em novembro, depois de passar por 8 meses terríveis (além da depressão, engordei 6 quilos, meu fluxo e tpm aumentaram – !!! – e estava super inchada) decidi retirar o Mirena. Hoje, 4 meses após a retirada, já me sinto muito melhor emocionalmente. Ainda preciso perder mais 5 quilos, meu fluxo ainda está muito desregulado e também continuo um pouco inchada. Acredito que ainda estou no processo de desintoxicação pós-DIU, e que tudo isso vai melhorar. Só do emocional já ter se recuperado é uma coisa sensacional, o resto vem com paciência.
    Essa foi minha experiência com Mirena. Simplesmente devastadora.

  38. Ludmila Magalhães

    E pelos relatos dá pra concluir que a maioria dos médicos brasileiros não fazem essa associação do Mirena com a depressão. Pelo contrário, até negam! Li algumas reportagens dizendo que na Europa o uso do Mirena já está sendo super contestado por essa razão. Tem problema sério aí, gente! Uma hora vai estourar por aqui, não é possível! Porque a glamourização do Mirena ainda é grande, minha médica me vendeu a ideia de que todos os problemas da minha iriam acabar com o seu uso. E se não fosse minha insistência em relacionar os problemas e querer tirar o DIU ela continuaria dizendo que era ótimo, que minha depressão não tinha nada a ver com ele. Espero que a informação aumente, que as mulheres que queiram colocá-lo já o façam com a ciência de que isso pode acontecer. Para muitas o Mirena é realmente maravilhoso, mas pra uma parcela o resultado é terrível! Vi em alguns relatos mulheres dizendo terem até pensamentos suicidas. Isso é muito sério!

  39. Gente ouvi falar só coisas boas do DIU Mirena, corri pra colocar, com três semanas que havia colocado estava me sentindo muito mal. Estava já procurando psiquiatra de tão desesperada que eu estava. Chorava todos os dias, na hora de dormir era um desespero, super ansiosa, depressiva meu coração com taquicardia ,enfim , muitas coisas ruins. Um dia chorei demais no chuveiro e pedi a Deus que me ajudasse que não queria viver mais isso, que tirasse de mim essa depressao!!! Então Ele mandou a luz!!!! Veio a ideia de ser o DIU !!!! Como pode pesquisei tanto na internet e só vi elogios e hoje que estava mal pesquisei novamente e vi um relato que nos EUA, Espanha e outros países algumas mulheres tiveram os sintomas que eu sentia e outros mais. Gente isso tem que ser alertado a paciente, eu sei que não são todas as mulheres que sentem mas as que sentem sofrem muito porque é horrível, eu por Deus descobri logo imagina quem fica anos . Fui no pronto socorro falei com a Ginicologista de plantão e ela tirou em um segundo. Graças a Deus estou ótima, meu marido falou que não estava me reconhecendo de tão estranha que eu estava. Gente isso é sério e os profissionais tem que dar importância devida a esse fato.

  40. O MIRENA é de uma empresa bem forte. Parece que toda a comunidade médica passou por uma lavagem cerebral pra dizer que tudo o que você sente depois que coloca o MIRENA não é efeito dele.
    Eu não sei se é. Mas eu sei que tirei antes de ontem e já me sinto melhor. “É psicológico”, vão dizer. Mas será que essa empresa biolionária que fabrica o medicamento não pode ter comprado a informação que chega até nós?
    Ser mulher é muita responsabilidade, a sociedade evolui zero quando o assunto é nossa sexualidade e nossa saúde. Temos que trocar ideia mesmo, pra não passar por situações ruins. É um absurdo os médicos se negarem a tirar o mirena quando pedimos, um absurdo não termos o poder de decidir sobre o nosso próprio corpo. Eu comecei a sentir muito desânimo assim que coloquei o Mirena, foi algo instantâneo. Eu acredito que foi efeito do hormônio sintético que ele libera. E eu agora estou livre pra sentir meu corpo naturalmente como ele é e testar se minhas emoções voltam a normalidade.

  41. Eu sofro de depressão a muito tempo após o parto da minha segunda filha coloquei o diu na tentativa de ajudar nesta questão e com os sintomas da TPM e endometriose pois bem por algum tempo até ajudou agora estou tendo crises de novo e minha psicóloga e meu obstetra pediram pra eu tirar …depois que fizer volto aqui pra relatar como foi

  42. Carina Carvalho

    Estou no meu 3 ° DIU mirena.
    Tinha cólicas e crises de TPM insuportáveis e não me adaptava com nenhuma pílula.
    Posso falar que que o DIU me ajudou e muito.
    Coloquei o 1° aos 28 anos .
    E até o 2° Diu foi ótimo.
    Mas quando coloquei o 3° Diu , todos os sintomas pós colocação foram outros.
    Totalmente diferentes: fiquei mais de 40 dias menstruada direto , consequentemente me sentia fraca demais .
    Tive crises de enxaqueca do qual nunca tinha antes na minha vida.
    Mas não tive mais nenhum sintoma de cólica , o que para mim é uma grande alívio .
    Mas nos últimos 7 meses desde a colocação, tenho tido essas crises e sintomas de depressão , uma angústia e ansiedade que nunca senti antes na minha vida , a ponto de não conseguir dormir a noite , problema esse que nunca tive.
    Fora as irritações e raiva e surtos e brigas repentinas .
    Me sinto a pior mãe, mulher , e sem paciência com nada.
    E tenho notado uma diminuição drástica na libido.
    Enfim , depois de ler esses depoimentos vou procurar falar com meu médico.
    O que deixa mais curiosa , se o fator idade por agravar esse problema , pois das outras vezes não me sentia assim .

  43. Boa noite tenho 33 anos e tem 8 meses que coloquei o DIU e daí pra cá sempre que estou perto de menstruar fico muito agressiva a ponto de não me controlar já acabei com meu casamento pois meu marido já não aguentava mais minha rejeição e agressividade.por favor me ajudem

  44. Neusa Moura

    Coloquei o diu a quase um ano,pouco tempo depois de colocar comecei a me sentir depressiva, sem vontade se levantar da cama, irritada com tudo, chorava muito e cheguei a pensar em me matar. Comecei terapia e melhorei, mas não voltei ao normal. Semana passada minha endócrino me informou sobre a possivel relação com o diu mirena e aconselhou que eu fosse ao ginecologista avaliar a retirada, é o que farei.

  45. Fiquei com o DIU 3 anos e fiquei bem. Quase completando 4 anos com Ele, minha vida virou um inferno. Comecei a fazer xixi de 5 em 5 minutos, muito inchaço na barriga (minha calça nem fechava) e muita depressão, síndrome do pânico. Minha ginecologista me passou pro psiquiatra, tomei remédio 40 dias (fluoxetina) e meu estado piorou, larguei por conta própria. Fiquei nesse sofrimento 6 meses, pensei até em suicídio. Até que pesquisando, vi um comentário na página do mirena do face comentando sobre isso. Pedi pra ginecologia tirar e estou sem ele há 2 meses e sou outra pessoa. Feliz de novo, sem remédio! DiU é um veneno!!! Não usem!

  46. Nossa como esse post me ajudou!!! Nunca na minha vida tinha me sentido tão mal como agora depois do Mirena. Coloquei por causa do fluxo intenso que causava anemia, meu sangramento praticamente zerou, porém estou com uma sensação de loucura. Quase pedi pra me internar em numa clínica psiquiátrica hoje. Muita enxaqueca, frio, dores nas articulações, cabeça vazia, pensamentos confusos, muita sonolência, irritabilidade, fadiga, cansaço, ataque cardíaco, sensação de loucura, audição muito ampliada, tontura, vertigem, espasmos, choro, crise de ansiedade, fobias, coisas que eu tinha total controle, passei a me desconhecer… Eu não sei nem explicar tudo que estou sentindo. Nunca me adaptei a contraceptivos acho que algumas de nós nascemos para nunca chegar perto desses anticoncepcionais. A cardiologista nunca aprovou o uso, mas tentei. Uso há 6 meses e não vou esperar uma tragédia acontecer para tirar não. Nunca o pensamento suicida tinha dominado meus pensamentos como agora. Amanhã vou procurar um pronto socorro e retirar esse mal de mim. Não condeno o medicamento, pois sei que muitas tem melhoras maravilhosas com ele, mas pra mim foi um fiasco. Muito obrigadapelo post, podem acreditar isso salva vidas, pois a maioria dos médicos não acreditam nos nossos relatos.

  47. Bom dia estou usando o diu a 3 anos e já tive muitos problemas com menstruação frequente , sofro muito de inchaço e os sintomas pre menstruais são a cada 15 dias , resolvi pesquisar porque tenho notado que nesses dias fico muito deprimida , nervosa, e esta cada vez pior , nunca imaginei que isso pudesse ser real e que poderia ser o diu o causador ou talvez que estivesse contribuindo para esses sintomas, agora lendo esses comentários acredito ser isso realmente. Obrigada pelos esclarecimentos!

  48. Como foi ótimo ler isso, tenho me sentido muito sonolenta e tomando café o dia inteiro pra da uma acelerada, mas não me melhoro, um cansaço sem fim, choro facilmente, estressada o tempo todo. Até passei com meu endócrino e relatei esses sintomas que todas estão comentando e ele falou que provavelmente estou com depressão, me pediu uns exames e pelo que vi está tudo ok, mas vou voltar com ele pra saber direitinho…. estou piorando a cada dia e as vezes acabo descontando nos filhos pequenos… só tem 3 meses que coloquei o Mirena e estou associando toda essa mudança emocional depois que coloquei ele. Vou marcar consulta e retirar logo. Meu Go diz que não tem nada haver, mas eu me conheço e sei que foi depois que coloquei o diu que minha vida mudou…

  49. Olá eu tenho 29 anos e passei por crise de depressão horrível em 2017 e 2018. De 58 kilos normais meu caiu para 47kg, crises de choro, insatisfação sem motivo aparente. Lógico que houve um gatilho para depressão, um término de relacionamento, mas para quem era bem resolvida independente como eu, um término seria pouco para me derrubar dessa maneira. Passei meses tentando me tratar com anti depressivos, mas desisti. Em 2018 mudei minha rotina ingressei numa academia ( melhorou a disposição), troquei o curso que eu fazia, direito, pela estética e sou bem resolvida nessa escolha amo essa área.. agora em 2019 tô sentindo tudo piorar.no sentido da disposição… Não sinto vontade fazer nada e quando faço fico muito cansada. Além do que hoje eu vivo em novo relacionamento, estou feliz mas sempre me arrastando pra fazer as coisas. Tomo cafeína por conta pra ver se melhoro, mas lendo esse relato desconfio que seja o mirena que está me fazendo mal, interessante estou na época de trocar fazem 4 anos já que coloquei tbm. Na verdade dez 2019 completa 5. Obrigada por ter compartilho isso !! Vou ver com meu médico a possibilidade de mudar o método anticonceptivo

  50. Gente também estou me sentindo assim mal, muita irritabilidade, tem horas que as pessoas falam comigo não tenho paciência pra responder, um vazio uma vontade de chorar. Estou usando o Diu a 3 anos e de lá pra cá não ando bem.

  51. Olha vou contar uma coisa a vocês mulheres, não coloque esse Mirena, desde que minha esposa fez o procedimento virou outra pessoa ela está depressiva e muito nervosa só pensa em sair de casa parece que como uma forma de fuga, sempre tivemos uma relação de casal normal temos filhos, e vendo todos esses depoimentos acho que tenho um pouco de força para lutar pelo meu casamento e por minha esposa.

  52. Maria Augusta

    Amei o seu relato e acho muito importante que você o tenha compartilhado.
    Deixa eu te perguntar… esses sintomas de depressão você começou a sentir desde que colocou o Mirena? Porque estou tendo sintomas semelhantes, porém sinto que foi de um ano para cá (vão se fazer 3 anos que tenho o Mirena), mas também não sei se não notei antes por falta de percepção.
    Muito obrigada

  53. Coloquei o Mirena no final de agosto de 2018, quase 8 meses, além da falta de vontade de sair da cama, sonolência e enjoos diários, tenho tido tonturas e muita queda de cabelo. Perdi quase metade do volume de cabelo que eu tinha nesse período. Minha médica falou para eu lutar e continuar com ele, mas eu não tenho tido vontade de lutar por mim, de viver, como vou lutar por um anticoncepcional?
    Menstruo irregularmente, não tenho vontade de transar, além de tudo meu cabelo está opaco e extremamente fino, Tenho gastado muito dinheiro em suplementos vitamínicos e shampoos anti queda, e apesar de a bula falar que sintomas como queda e depressão não serem tão comuns.. não é o que tenho visto.
    Sai da academia, raramente tenho animo, me sinto fraca emocionalmente e fisicamente, apesar de os exames de sangue, tireóide, ferritina e tudo mais, estarem estáveis. comecei a tomar antidepressivo, e nem isso tem ajudado, sendo que comecei a usar o mirena justamente para evitar a ingestão de hormônios de anticoncepcionais e viver uma vida de forma mais “natural” menos remédios e agora me sinto presa em suplementos para queda de cabelo super caros e antidepressivos.

  54. Victória Caon

    Estou muito mal, uma angústia no peito horrível. Vontade de chorar por qualquer coisa, tudo me magoa, faço tempestade em copo d’gua e só percebo depois, Faz 3 meses que coloquei, engordei 3kg e não consigo mais ficar feliz verdadeiramente, ando com paranóias que nunca tive, insegura, chata e irritada. Ta dificuldade meu relacionamento com as pessoas e tenho medo que venha afetar o meu lado profissional. Mandei um e-mail agora mesmo para minha médica após ler esses relatos, já tinha lido que poderia causar depressão mas só agora caiu a ficha que estou entrando com certeza. Não sei qual meio contraceptivo usar, pois tenho riscos de ter trombose, já demorei muito pra decidir colocar o DIU MIRENA e agora que enfim estaria descansada estou me sentindo MUITO MAL.

  55. Gente, faz exato um ano que coloquei o diu mirena,por causa da quantidade do fluxo da menstruação, mas vi que o temperamento está muito alterado. Vou tirar isso logo.

  56. Dia 24/05/2019 vai fazer um ano que coloquei o DIU Mirena. Desde que coloquei, me transformei em outra pessoa, como se a felicidade não fizesse mais parte da minha vida. De uns meses pra cá, os sentimentos ruins pioraram muito. Já tive crise de pânico no passado, então sei exatamente o que estou sentindo.
    Não aguento mais essa tortura comigo.

    Depois de ler os relatos de vocês, tenho certeza que vou tirar o DIU, e não quero nem conversa.

  57. Esse comentários me confortaram, estou usando o diu mirena a 1 e 6 meses, no começo foi tranquilo, mas agora me sinto cansada, mau humorada, muito irritada, com uma tristeza sem explicação, já marquei o ginecologista, tbem vou tirar o meu! Estou pensando em colocar diu de cobre, vou ver com o ginecologista

  58. Eu sinto depressão, tem mais de 1 ano que eu vivo um inferno comigo mesma, tpm, raiva, angústia, tristeza, e eu também achei que é por conta do Diu, o meu vai fazer 5 anos em outubro e eu não pretendo mais usá-lo.

  59. Cátia Lobo

    Olá a todas!

    O meu nome é Cátia, tenho 30 anos e sou portuguesa.
    Após ter lido os comentários, em especial o da DEIA K, de junho 18, 2017, 1:36 am decidi deixar também o meu testemunho, ao nível dos sintomas que me teem ocorrido de há 1 mês para cá, sendo que fez no dia 04 de maio 1 ano que tenho o Mirena.
    No mês passado, uns dias antes da mentruação ( que é irregular e com pouco fluxo) comecei a sentir um estado de humor depressivo – para além da irritabilidade que tenho vindo a ter desde a colocação- , e muita enxaqueca mesmo! Á semelhança do que a DEIA K falou no seu relato que eu passo a citar:
    […] tenho percebido uma grande alteração emocional uma semana antes de menstruar , como se a tpm viesse em forma de depressão e crises de ansiedade[…], o mesmo tenho sentido!
    Até anteriormente, não tinha associado estes sintomas ao DIU, mas agora comecei a prestar atenção nesta tmp e vejo que os sintomas são semelhantes aos do mês passado e não quero estender muito mais esta situação, antes que se agrave e por isso, amanhã vou à minha médica de família, solicitar que me seja removido o DIU, fazendo outro método contracetivo.
    Para refutar as críticas que já li relativamente a todos estes relatos por não serem engajados na ciência, fui consultar o folheto informativo do “Mirena 20 microgramas/24 horas dispositivo de libertação intrauterino levonorgestrel” que me foi fornecido pela minha médica, no que eu passo a transcrever o ponto das “Advertências e precauções” que nos diz: ” Consulte um especialista que pode decidir a continuação da utilização de Mirena ou a remoção do dispositivo se alguma das seguintes situações se verificar ou aparecer pela primeira vez:
    – Enxaqueca, perda de visão assimétrica;
    – Dor de cabeça excecionalmente intensa;

    No ponto 4. Efeitos secundários possíveis
    Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas:
    Frequentes: entre 1 e 10 entre cada 100 doentes poderão apresentar os seguintes:
    – Humor depressivo ou depressão;
    – Nervosismo;
    – Líbido reduzida;

    Doenças do sistema nervoso:
    – Dor de cabeça;

    […]

    Por isso meninas, caso o vosso médico/a alegar que não pode estar relacionado com o Mirena, mostrem o folheto informativo que vos é dado na altura da colocação.
    Amanhã vou à médica de família e vou tratar da remoção do dispositivo, pois agora sei que este humor depressivo ( de há 1 mês para cá) e as enxaquecas constantes estão sim relacionadas.
    Amanhã deixarei o meu segundo testemunho!
    Fico feliz por me ter deparado com este blog!

    A todas que estejam a passar por esta situação, eu desejo as melhoras e muita luz!

    Cátia Lobo

  60. Cátia Lobo

    Olá novamente a todas!

    Estou aqui para contar-vos então, como foi a minha ida à médica!
    Comecei por apresentar as minhas queixas, e a minha médica logo perguntou, se eu achava que estava relacionado com o SIU Mirena e eu disse que sim. Quando lhe falei do tal humor depressivo, ela logo disse: – Não creio que esteja relacionado!-, ao que eu logo tirei o folheto informativo da minha pastinha e mostrei-lhe o tais efeitos secundários frequentes e ela não refutou e ficou silenciosa.
    Felizmente, chegámos à conclusão unanime, de que o melhor seria retirar o SIU.
    3 horas depois da remoção, sinto-me muito melhor! A minha médica aconselhou-me a tomar então a pílula minigeste, com uma composição diferente do SIU e hoje iniciei a minha toma!
    Agora vamos ver se conforme os dias passam, se esta dor horrível de cabeça some! Mas já está bem melhor!

    Beijinhos a todas, e fico disponível para ajudar em inventuais dúvidas que possam surgir 🙂

  61. Bom dia, coloquei o diu mirena há exatamente duas semanas, e fazem alguns dias que choro diversas vezes no dia, vivo irritada e sentindo dor no peito, nunca me senti assim, não sinto vontade de cuidar do meu filho, nem do meu marido e vivo irritada com todos. Alguém teria mais material para certificar que é realmente o diu? se for já irei marcar a retirada.

  62. Eu coloquei mirena, em dezembro/18, hoje faz 8 meses. Eu estou a cada dia pior, me sinto um bicho as vezes de tão nervosa, agressiva que estou. Toda semana (uns 4 dias por semana) eu choro tanto, mais tanto que parece não ter fim. Em abril fui ao cardiologista, porque estava com muita dor física no coração, não foi relacionado a nada. Minha pele está horrível, e desde a colocada, não sinto mais vontade de fazer sexo, é pior do que se fosse uma obrigação, o que me deixa mais chateada, irritada me sentindo uma pedra um lixo porque já procurei relação entre falta de libido e diu, e em nenhum lugar achei relacionado. Meu ginecologista, disse que causa sim redução, mas outros ginecologistas que fui, nenhum admitiu a ideia. Estou feliz por ler esses depoimentos e saber que não é só eu que estou passando por isso, e que não estou ficando louca ou doente do nada.

  63. Claudia Cymara Pinto da Silva

    Coloquei o DIU mirena a 7 meses e de la pra cá tenho sentido muitas instabilidades psicológicas, além de todos os sintomas da TPM com e sem sangramentos em períodos aleatórios, enfim, me estressei com ele e vou tirar amanhã!!

  64. Ana Clara Ferreira Machado

    Boa noite, estava com o diu há um ano, em pouco tempo pulei de 67 kg para 76 kg, realizando atividades físicas, regulando alimentação e nada de perder peso, associei com o casamento, visto que só tinha um ano de casada, porém após algum tempo além de engordar meu cabelo começou a cair muito, assustei pq nunca tive queda de cabelo, o humor rebaixou, brigava e ficava nervosa, entrei em depressão, fui para medicamentos e me sentia muito mal, até que um dia um anjo, um médico homeopata associou os sintomas com o diu, foi só retirar que minha vida voltou ao normal, um alívio, gostaria que tivesse lidos relatos como esse antes… obrigado por compartilhar!!

  65. LUIANE SAMPAIO

    Boa tarde a todas!
    Eu tenho um sonho de engravidar, mas fui diagnosticada com Endometriose e o tratamento sugerido pelos médicos foi a colocação do DIU mirena. Eles não querem operar, porque disseram que dependendo da gravidade da doença eu posso até perder os ovários ou útero, acabando com meu sonho.

    Coloquei o DIU tem pouco mais de um mês. Já é um baque para mim colocar ele por conta da vontade de ser mãe. Mas minha tristeza está além da conta. Tenho me magoado fácil com as pessoas.. Sufocada, pensamentos ruins.

    Não sei se é o DIU ou a situação em si.

    Mas vou esperar até o fim do ano para ver se continua.

    Obrigada pelos relatos!

  66. TIREI O DIU, agora tenho minha vida de volta.
    Terrivel tudo que passei e lendo os relatos pude comprovar que realmente nao era paranoia minha.
    Foram os 10 meses mais irreconhecíveis da minha vida. Dificil explicar tudo que passei, qto me cobrei e me desajustei achando que estava oferecendo uma solução pro meu corpo e no fim ferrei minha mente.
    Depressão, articulações doloridas, enxaquecas, libido zero…e hoje quandi fui retirar a médica nao queria aconselhou a tirar mas não exitou.
    Falou que eu era um caso raro….vontade de marcar ela aqui pra ela ler o tanto de gente rara que tem aqui

    Tirem, é sério. GRavissimo.

    Esses suicidios que ninguem explica, que a pessoa era normal e tal…não duvido nada

  67. Olá, eu uso o DIU Mirena desde janeiro deste ano, não tenho mais menstruação e cólica, o que pra mim foi ótimo, pq tinha um fluxo grande e sempre sofri com as cólicas, porém, esta é a única parte “boa”..
    Senti muita dor pra colocar, foi colocado na sala da minha G.O msm, não tomei remédios antes, não houve sedação como li em alguns relatos, porém essa dor passou em alguns dias, e vezes ou outra eu sentia uma dorzinha no local onde foi colocado, dps de alguns meses passou.
    Da minha colocação pra cá, sempre senti a barriga inchada, pareço estar grávida de 3/4 meses infinitamente…sinto-me feia, desinteressada em tudo, não tenho vontade de cuidar dos meus filhos, perda TOTAL de líbido (sexo virou obrigação, horrível), tenho sentido calor excessivo, sempre estou suada, sempre estou cansada, tenho uma fome que nao sei de onde vem, ansiedade, estou comendo por ansiedade, estou com disidrose, estou engordando ( sempre fui magra, msm depois dos filhos), tenho tido dores de cabeça com frequência, queda de cabelo demais, e o pior de tudo está sendo meu psicológico, estou nervosa demais, tudo me irrita, TUDO, sinto raiva do meu filho (gente, vcs sabem o que é isso?!) estou num nível de stress que tenho ataques de raiva, quebro coisas, bato nos meus filhos e marido, xingo muito, me sinto irritada, nervosa o dia todo, todos os dias, qualquer coisa estou gritando, tenho pensamentos ruins, suicidas, pensamentos ruins com meus filhos (gente, isso é terrível), crises de choro.. é muito triste tudo isso, não aguento mais esse stress todo, nem eu me aguento mais, sinto que se continuar assim, irei acabar com minha família 🙁
    Estou com 31 anos e me sinto com 60, parece que com 40 já vou estar louca de tanto stress
    Eu não tinha associado tudo isso ao Mirena, mas hoje resolvi pesquisar sobre e para meu espanto encontrei essa página com todas vcs… realmente eu não tinha noção de onde vinha toda essa irritabilidade, essa raiva, e agora faz todo sentido, tenho certeza que é do DIU.
    Vou retirar, com certeza… ninguém merece “viver” assim.

  68. Elisa dos Santos

    Boa noite.
    Eu uso DIU de cobre mas, a verdade, é que sinto exatamente os mesmos sintomas. Poderá ser possível?

  69. Oi, comecei a procurar artigos sobre este tema, quando percebi que meu comportamento estava diferente, Coloquei dia mais ou menos seis meses, e notei agora recente que eu estava com várias explosões, raiva, estresse, tristeza, falta de vontade de viver, sintomas que são comuns para mim no período de TPM. As pessoas mais próximas, notaram minha mudança de humor e diziam, espero que está sua TPM passe. Daí notei que estava de TPM a meses. Pesquisei pelo tema e optei por tirar. Achei valido este depoimento, pq percebi traços forte de depressão e graças ao meu autoconhecimento, pude fazer está analise e perceber que não estava tudo bem.

  70. Estava a procura de alguma coisa assim na internet, pq sinto a mesma coisa apos colocar o DIU… as minhas crises de panico tem sido cada vez mais fortes, e sinto que seria no periodo que era pra vir a M …

  71. Uso mirena tem 1 ano e dois meses, desde o início sinto cólicas e muita mas muita alteração no meu humor à ponto de pensar em suicídio, brigo demais com o meu marido, e hoje é um dia desses 🙁

  72. Coloquei o Mirena indicado pela minha ginecologista porque eu tinha fluxo menstrual muito volumoso, meu marido é vasectomizado porque tenho problemas sérios com os hormônios dos contraceptivos, para a questão do fluxo foi sensacional, se quer menstruo, mas os sintomas da TPM estão muito acentuados, enxaquecas terríveis antes e durante o período menstrual, irritabilidade e ansiedade extremamente aumentados, meu marido já me disse umas 3 vezes que eu mudei depois do DIU, choro e sinto muita raiva, engordei 13kg desde que coloquei o DIU e me sinto letárgica, sem ânimo, muito sono e cansaço sem explicação.
    Eu já sabia que hormônios me deixavam irritadiça, meio louca e sem equilíbrio assim pq suspendi o uso de anticoncepcional há 15 anos quando minha filha nasceu e eu tive uma depressão bem complicada quando tomava injeção, mas não achei que o diu liberando homônios faria o mesmo efeito, também usei o diu de cobre e sua atuação é completamente diferente.
    Depois de ler os relatos aqui faço uma associação nas minhas mudanças de comportamento, me sinto paranoica, depressiva, sempre de mal humor, com sono, me forçando a fazer coisas que antes eram tão naturais pra mim, choro com frequência, auto estima baixa, ansiosa e ganho de peso significativo. Pode ser que não seja o diu como vimos alguns relatos acima dizendo que não tem comprovação cientifica e que esse assunto não se trata em blog, porém vou pagar pra ver, vou tirar e volto aqui pra contar como me senti depois da retirada, pq com certezaaa absoluta alguma coisa mudou na minha psique depois que coloquei.

  73. Gente que loucura td isso, como eu gostaria de ter visto esses comentários antes da inserção do Mirena, vou relatar minha experiência coloquei o mesmo em novembro do ano de 2019 foi horrível tive vasovagal, minha pressão caiu pra 6/4 e meus batimentos para 38, foram duas horas pra voltar ao normal, uma dor insuportável na colocação, tontura. Enfim passei quase um mês com cólicas insuportáveis e aquela sujeirinha por uns 3 meses, todos os meses sequentes uma cólica insuportável, de ir parar no hospital de tanta dor, desmaiava de dor, diarreia de dor… aí a dois meses comecei a ter crises de pânico e ansiedade, sempre fui uma pessoa tranquila nunca tinha tido nada parecido, fui parar no hospital algumas vezes a primeira foi a mais intensa de todas, formigava o corpo inteiro, batimentos acelerados pressão passou de 18 e a minha pressão é baixa foram 15 dias após o episódio sem conseguir sentar e levantar de tanta tontura, e com crises menos intensas, aí começou palpitação, batimentos acelerados, pressão alterada a minha sempre foi baixa, retirei a duas semanas depois de ler os comentários aqui, estou tomando 5 comprimidos por dia ansiedade e calmante, fazendo terapia, aos poucos tenho me sentido melhor.,.. só espero que isso acabe, ainda não desceu, o Mirena se tornou um pesadelo pra mim, cólicas e agora isso… Enfim meninas procurem qualquer outro método não vale a pena mesmo correr o risco de acabar vivendo o que eu estou vivendo e o que muitas outras mulheres viveram, se tem relação mesmo eu não posso afirmar espero que sim e que com a retirada acabe estou a duas semanas sem ele e tudo que posso dizer é que nunca havia sentido nada parecido sempre fui extremamente saudável e espero retornar a normal o mais breve possível eliminando ansiolítico e calmante da minha vida.

  74. Tenho o DIU de mirena há 3 anos, minha adaptação não foi nada fácil nos primeiros 2 anos. O período menstrual era muito irregular, cólicas, fluxo irregular. No último ano deu uma melhorada nessas questões, mas de um tempo pra cá, próximo e durante o período menstrual tenho me sentido depressiva, ou seja 10 dias antes e durante os 7 que eu teoricamente menstruo. Outro detalhe é que nunca sei quando a menstruação acabou pq é um dia sim e outro não de fluxo ou “borra”. Bem difícil, mas se for hormonal com certeza prefiro tirar do que me sentir assim, um lixo, um nada, questionando a minha importância e existência!

  75. Lívia rocha

    Tb sentir depressão ao usar o DIU MIRENA. Não é imaginação…….Fiquei muito deprimida mesmo. Precisamos sim trocar informações. Nossos relatos são mais importantes do que estudos científicos porque a gente tomou remédio e sentimos todos os sintomas. Logo, somos provas verídicas que em certas mulheres ele causa depressão e ponto final.

  76. Boa tarde, Meninas… coloquei o Diu Mirena na quinta feira passada… senti muita dor em colocar… sofri… quinta… sexta…. hj e terca estou sentindo um pouco de dor ainda… mas o motivo deu ter entrado na conversa… e pq estou me sentindo muito mal.. nao estou querendo sair da cama… sinto vontade de chorar o dia todo… sem animo algum… sinceramente estou com medo…pq eu nao sei como meu corpo sta reagindo a essa mudanca… sera possivel mesmo eu estar entrando em depressão por causa do diu?
    Sera que e melhor eu voltar ao medico?

  77. Geissy Silva

    Sinceramente não só depressão,eu ando muito irritada,brigo com esposo,com os filhos,zero paciência,e para piorar engordei 11 quilos sem motivo algum,mesmo passando fome estou engordando,e o que mais assusta são os médicos afirmando que não tem relação com o DIU,é claro que tem! Só você conhece seu corpo,sei psicológico,se mudou e vc está utilizando algo novo,só pode ser o algo novo,no meu caso é o DIU,eu vou trocar de médica pois preciso de uma que não seja a favor.

  78. DANIELA ALVES DE OLIVEIRA

    Eu tenho 35 anos, sem filhos e casada a 11 anos. Eu optei em colocar o DIU a uns 2 meses atrás é confesso que eu sempre tive meu emocional meio pra baixo, porém depois do DIU eu me observei é me vi cada dia mais abalada emocionalmente, confesso que já tinha pensado Sobre ser o DIU o motivo. Mesmo sem nenhuma comprovação científica.

  79. Meninas, coloquei o DIU dia 22/09. Desde então, estou com sangramento. Minha médica disse que é normal, é adaptação… Se fosse só isso, ok. Porém, tenho muita cólica…. Já fiz o US e ele está no lugar certo.
    Porém, desde então, estou com crises de ansiedade… Eu já tive palpitação algumas vezes por conta de bebida alcoólica. Mas ontem eu não conseguia sair da cama…… Estou pensando seriamente que é o DIU…

  80. Coloquei o DIU mirena vai fazer 3 meses, desde qie coloquei me sinto muito mal, muita cólica, sempre menstruada ou com escapes e minha TPM triplicou…
    Estou me sentindo doente. Sem ânimo , sem disposição para nada. Me irrito com facilidade e vivo de mal humor, não tenho ânimo nem para fazer o que gosto.
    Engordei 6 kilos em 1 mês, e como não tenho disposição p nada vivo com cólicas não consigo fazer exercícios..nada..
    Vou tirar não aguento mais, me prejudicou muito.
    Pelo menos no meu caso teve um carga hormonal muito forte, está atrapalhando minha vida, meu emprego.
    É como se não tivesse mais controle do meu corpo nem das minha emoções, vivo deprimida.
    Não aguento mais, vou tirar…

  81. Michele Martins

    Coloquei o Diu em janeiro/2019, foi só ladeira abaixo candidiase virou mato, em 2021, foram inúmeras e Agora uma depressão sem fim, choro e irritabilidade fira do normal, tenho certeza que é do diu e vou tirar o mais breve possível!

  82. Aconteceu isso comigo usando o diu de cobre.. Eu me sentia angustiada, depressiva, crises de choro desde a primeira semana usando, não tinha feito associação inicialmente, mas o tempo foi passando e eu fui piorando e então eu decidi tirar para ver se melhorava…
    Conversei a respeito com a Dra e ela disse que isso não tinha nada haver; mesmo assim decidi retirar e com o passar das semanas eu voltei ao normal.

    Senti que me fez mal.. Tenho medo de colocar novamente

  83. E mais uma observação, fui até minha ginecologista para recolocar no lugar 2 vezes pois ele ficava saindo do lugar, foi então que eu aceitei que meu corpo não havia se adaptado e ao invés de me ajudar o diu estava me prejudicando.

  84. Katiene Batistão

    Boa tarde! Fiz uso do Diu mirena por 5 anos, após a gestação do meu filho Pedro, por medo de ter outro filho. Após alguns meses começei a ter uma mudança muito bursca de comportamento, ansiedade, desânimo em sair de casa, em fazer exercícios, em ir trabalhar, irritada, gritava com as pessoas. Procurei um psiquiatra, pois a vida não tinha mais sentido pra mim, fui diagnosticada com ansiedade e depressão., a partir daí começei a tomar 2 remedios controlados, de manha e à noite. Em janeiro deste ano tive que dobrar a dose porque começei a ter crises de choro toda manhã. Em consulta com uma psicóloga, ela comentou comigo que meus hormônios desrregulados poderiam estar ligados ao Diu hormonal e que estivessem interferindo no meu humor. Procurei meu ginecologista e pedi para ele retirar o Mirena. Minha menstruação demorou 40 dias para descer, nesse tempo, cada dia estava de um jeito e inchada. Agora após 60 dias sem nenhum hormônio, me sinto OUTRA MULHER. Mais disposição, alegria, ânimo, converso olhando nos olhos das pessoas, estou mais calma e com vontade de viver. beijos.

  85. Lucielen Blaya

    Olá!!!
    Tenho 39 anos, 3 filhas, uma de 17, 12 e 4 anos. Faço uso do DIU Mirena á mais de 4 anos e desde de então tenho estado em estado de depressão constante. Passei a fazer tratamentos com psiquiatras, após ter tentado o suicídio 2 vezes. Desde que coloquei esse DIU, meu humor mudou bruscamente para pior, não tenho paciência com as minhas filhas desde então e sempre fui uma pessoa calma e tranquila tenho, alguns episódios de explosão de raiva. Já fiz uso de 2 tipos de antidepressivos, mas nenhum deles me fizeram melhorar. Não tenho energia para sair da cama, não tenho vontade fazer nada, tenho espinhas por todo o corpo….nem na adolescência tive tantos problemas com acne e sem contar que engordei quase 10kg… E não consigo emagrecer, mesmo fazendo dieta e exercícios. Indignada pesquisando pelo Google, acabei achando esse blog. Com tantos depoimentos parecidos com o meu. Foi uma luz no fim do túnel para mim. Vou tirar esse DIU urgentemente.
    Poderíamos criar uma página em alguma rede social, para informar e alertar outras mulheres que possam estar passando pelo mesmo problema. Fico me perguntando agora, se o suicídio tivesse funcionado. Eu teria tirado a minha vida, por um estado emocional profundo causado por um “DIU Mirena”.
    ABSURDO!!!!!

  86. Gisele Bratefiche

    Meninas recentemente passei pela mesma situação, ganhei o meu bebê te 4 meses. Há 1 mês coloquei o DIU Mirena Hormonal, exatamente 1 semana depois comecei a sentir uns negócios estranhos, que nunca sentir na vida. Uma tristeza, angústia, depressão, crise de ansiedade, não queria ficar sozinha de jeito nenhum. Procurei no Google e achei esse blog onde vi vários relatos de tudo que eu estava sentindo. Procurei o meu obstetra e pedir para ele retirar o DIU, ele falou que não tinha nada a ver, e que eu estava com depressão pós parto. Mesmo assim eu não quis continuar com o DIU, solicitei a retirada, pois bem 1 semana depois eu já não estava sentindo mais nada, e já tinha minha vida de volta. Gente isso é muito sério, graças a Deus eu descobrir com 2 semanas depois que coloquei o Mirena, tem mulher que vive anos desse jeito e entram até no antidepressivo, meu médico receitou, mas me recusei a tomar sem saber se de fato não era o DIU, e graças ao meu bom Deus tô livre dessa coisa horrível. Espero ter ajudado com o meu relato, boa sorte a todas

  87. Tem um ano e 4 meses que coloquei o DIU Kyleena. Desde então venho sofrendo com uma oscilação de humor que nunca antes tinha notado. Recentemente ando desconfiada de tudo, passei a ter brigas no meu relacionamento por conta de desconfianças que surgem do nada e normalmente elas ocorrem na TPM. Me pego com medo, triste, choro e não sei explicar. Minha TPM era ruim antes do DIU, mas agora ela está muito mais intensa. Meu marido não me dá motivos pra desconfianças e falei pra ele que meu humor esta muito estranho, estou ficando assustada, vim pesquisar sobre e li esse relato. Agora estou com mais medo, porque não sei se o Kyleena pode ocasionar isso.

    1. Oie Nat, vc pode contar como está se sentindo desde então? Eu estou com o diu kyleena há 2 meses, e me identifiquei muito com seu relato! Nunca me senti dessa forma, ando chorando por tudo, muita tristeza, muita irritação… Incrível como não se fala sobre esse assunto, todo site diz que o kyleena não causa alterações de humor, mas na prática estou vendo que é bem diferente

  88. Eu realmente estava achando que fosse coisa da minha cabeça.
    Mas meu marido logo nos primeiros meses de DIU, percebeu que eu estava mais irritada. Hoje eu não tenho vontade de nada, nem de sair de casa. Vivo chorando, tudo me irrita muito rápido, não tenho mais motivação pra nada.

    Estava suspeitando do DIU, mas até então minha médica disse que poderia ser um período de adaptação, mas ja fazem 7 meses e nada mudou. Depois de ler o texto e os comentários, tenho certeza que o DIU não esta me fazendo bem, sem contar que as cólicas do DIU me atormentam praticamente o mês todo.

  89. HELAINE ALENCAR

    ESTOU PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA, MAS SÓ ONTEM ME DEI CONTA QUE ERA O DIU. ESTOU MUITO IRRITADA, SEM PACIÊNCIA, TEM HORA QUE NÃO AGUENTO NEM OLHAR PRO MEU MARIDO. VOU TIRAR ISSO CORRENDO. OBRIGADA, PELOS RELATOS, ME AJUDARAM MUITO!

  90. Gente ! quantos comentarios importantes aqui.
    estava procurando respostas para meu estado, mau humor constante e muita irritabilidade.
    faço uso do diu a 7 anos (troquei tem um ano) e parece que as crises so aumentam cada dia mais. Acabei trocando sem nenhuma pausa (o que deveria ter feito). Mas optei em colocar por conta de colicas severas que tinha, mas nada supera voce estar em PAZ.
    Voce procura algo do tipo reações adversas sobre o diu e nao tem nada falando a respeito!
    achei este blog por acaso! agradeço demais pois tenho certeza que minha irritabilidade é por conta diu mesmo.
    vou procurar um gineco para providenciar a retirada.
    espero ter ajudado com meu relato.
    e obrigada.

  91. Me sinto assim como todas vocês, nos meus primeiros 5 anos iniciais usei o Mirena, e me sentia bem, não tive alterações. Fiquei quase um ano sem usar, e agora estou há 1 ano e meio com o Kyleena, me sinto péssima desde que coloquei, após 6 meses de adaptação e cólicas que só passam tomando Ponstan até hoje, ja tive os mais variados efeitos colaterais, tais como: perda de libido, pele ressecada, vagina ressecada, queda tremenda de cabelos, unhas fracas e sintomas depressivos (vazio, desânimo, falta de esperança, pensamentos aterrorizantes de morte, nunca pensei em suicídio). Hoje após ler os relatos de vocês, tomei a decisão de retirar esse contraceptivo. Obrigada pelos relatos de vocês

  92. Eu estou com o DIU Kyleena há exatos dois meses (coloquei dia 11/11). Estava bem feliz pq não tive muitos efeitos colaterais. No primeiro mês tive muita menstruação, bem chatinha, mas sabia que iria passar.. também tive cólicas, porém razoáveis, e poucas vezes. Também notei algumas espinhas, porém pequenas e vão embora rápido. Agora uma coisa que vem me incomodando bastante é essa tal mudança de humor.

    Todo site diz que o kyleena não causa alteração de humor, mas só eu sei como estou me sentindo diferente! Nunca fui de sentir muita tristeza, mas esses últimos dois meses eu venho me sentindo muito triste, sem vontade de trabalhar, sem querer levantar da cama, sem ânimo, muita vontade de chorar, brigas no meu relacionamento.. Gente, que loucura! Estou esperando um tempo pra ver como vai ser daqui pra frente, mas a única coisa que me tranquilizou foi ver os comentários aqui! Em nenhum lugar fala sobre isso, já estou agoniada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens