Todos os domingos a mesma indagação dentro de mim: “mas já acabou?”. Eu ainda tinha que fazer tal coisa, organizar aquela outra, adiantar mais essa, ler aquele livro e, além de tudo, continuo tão cansada… é inevitável, o final de semana se foi mais uma vez.
E eu já sei que amanhã me colocarei novamente na contagem dos dias, à espera de uma nova pausa para… Paro! A voz que almeja esticar o tempo para não encarar a rotina semanal é silenciada. Essa voz descontente e que ama a liberdade sem limites não é minha. Não mais.
A cada segunda-feira, percebo como o ritmo habitual da vida é libertador. Percebo como o realizar das mesmas tarefas, o encontro com as mesmas pessoas, a ida aos mesmos locais, o sentar à mesa no mesmo horário, enfim, a repetição dos hábitos diários traz paz, tranquilidade e segurança.
Não, não sou alguém tão metódica e previsível que não aprecie bastante uma novidade. Sinto prazer em inventar uma nova comida, fazer um trajeto diferente, propor uma atividade inesperada para o dia. Contudo, a maternidade, ou o passar dos anos, me ajudou a perceber o descanso de viver sem sobressaltos, de seguir o curso, de não nadar a todo tempo contra a corrente.

É claro que os ventos contrários muitas vezes são fortes, as pedras presentes no curso do rio, abundantes, os galhos que atravessam as águas, desafiadores. Mas, não querer nadar na direção contrária àquela que Deus determinou para mim – e, mais do que isso – a compreensão da bondade Dele expressa no no tempo e nos dias comuns, faz-me sorver com mais alegria os instantes.
Pois é quando a vida quotidiana me ocupa por inteiro que eu a desfruto melhor. Sem devaneios, sem distrações. É também durante a semana que me entrego, sirvo, suo, doo e, sim, me dói. Mas passa, tudo passa. Só Deus não muda. Portanto, ao final desse domingo, digo ao meu coração: “um novo começo nos espera. Deus cuidará de tudo. E haverá tarde e manhã, até que novo repouso se faça “.
Mariana Furst Viza é casada e mãe de três; tem formação em Jornalismo e Letras, com um doutorado em literatura francesa. Ensina integralmente os filhos em casa e escreve sobre vida em família e literatura no Instagram: @marianafurst.viza
CONHEÇA O VIDE – MINISTÉRIO DE MÃES DA IGREJA ESPERANÇA EM BELO HORIZONTE








