Festa infantil afetiva e sustentável – Bernardo fez 3

Há muito tempo não publicamos festas infantis aqui no blog, não é mesmo?! Mas eu acho que, devido a quarentena que estamos vivendo por causa do coronavírus, tenho ficado com saudade de muitas coisas e uma delas é escrever aqui, compartilhar o que gosto de ver e pesquisar. Então vamos voltar a festejar em grande estilo, mostrando uma festa infantil afetiva e sustentável… Já imaginou uma comemoração assim?!

Vamos então saber todos os detalhes dessa festa infantil afetiva e sustentável onde foi comemorado os 3 aninhos do Bernardo. A Bia, mãe desse pequeno e que também é minha sócia na Midiamora, por isso talvez você pense que a conheça de algum lugar ao ver as fotos. Compartilhou como foi que toda essa ideia surgiu e se concretizou.

Uma festa infantil sem plástico

Eu tinha um conceito bem claro na minha cabeça, eu queria simplificar a decoração e o consumo e ainda zero plástico! Criar um ambiente mais aconchegante, afetivo, com cara de festa de criança de antigamente, aquelas que a gente ia, com a decoração que a família fez e uma simples mesa com o bolo… Mas festas que a gente nunca esquece.

Pra gente conseguir o zero plástico substituímos todos os descartáveis por papel. Copos, pratos e canudos de papel. Cada convidado anotava seu nome no copo pra poder usar o mesmo copo durante toda a festa. Os talheres eram de madeira. Até nas forminhas de docinhos retiramos aqueles plásticos, estavam só na forminha.

O plástico que tinha na festa era de alguma vasilha das comidas, dos confeitos da oficina de cupcake mas tudo será reutilizado várias vezes em outras festas. Da mesma forma os copinhos para as crianças, eram copos de requeijão com um furinho na tampa pra colocar o canudinho, também reutilizados em outros eventos.

O painel da mesa do bolo era de tecido e papel, totalmente reutilizado (toda hora eu uso a palavra reutilizado, mas é porque é mesmo rs). Praticamente tudo que foi pro lixo era de papel e o resto foi higienizado, guardado para ser usado novamente. “Esse era um ponto muito importante pra mim, reduzir a quantidade de resíduos. No final da festa foram poucos sacos de lixo, foi impressionante”.

A decoração de uma festa infantil afetiva e sustentável

A decoração minimalista fica linda da mesma forma. Na composição das mesinhas tinha o bolo e docinhos, nada mais. Aquela quantidade de informação, personalizados e doces nós excluímos e nem por isso ficou vazio e sem graça. Foram usadas fotos e objetos pessoais da decoração do quarto do Bernardo o que deixou ainda mais pessoal.

A lembrancinha fazia parte da festa, tivemos uma oficina de mini cupcakes, com direito a toquinhas e aventais. As crianças levaram para a casa os bolinhos confeitados em uma caixinha de papel e claro, a touca e o avental. Disponibilizamos sacolinhas de papel com etiquetas amarradas, dessa forma era só arrancar a etiqueta e a sacolinha poderia ser usada, até mesmo pra um presentinho, a gente tá sempre precisando de sacolinha né?!

Ah! Dentro da sacolinha tinha um saquinho de terra e duas sementes mágicas, com as gravações AMOR e B3, a gravação nasce no brotinho, é lindo!

Toda comidinha da festa foi vegetariana, como trouxinha de espinafre, quiche de palmito, sanduichinho natural, pão de queijo… Um lanche simples, comprado por fora, mas também feito pela família. Frutinhas no palito, sucos naturais frescos e água de coco.

Acho que é válida a explicação do porque o cardápio vegetariano:
Eu e o Bernardo somos vegetarianos, meu marido não. Ama um churrasco! Mas ele entende a importância ambiental/ ética e não se incomoda do Bernardo ser vegetariano, ele acha bom.

Bernardo experimenta carne vez ou outra do prato do pai e cospe tudo (orgulho da mamãe kkk), aqui não tem radicalismo de um lado nem de outro. A festinha de 1 ano teve carne, pouca oferta. Tinha mais comida vegetariana, mas teve carne também, então funciona mais ou menos assim…

A família é mista, rs, o que importa é dar oportunidade para novos sabores, experimentar e reduzir os impactos ambientais que são altíssimos na produção de carne, isso sem tocar no ponto moral da indústria com os animais. E a questão ambiental pra mim é uma meta de vida, é uma coisa muito clara… O consumo, poluição, proteção do planeta, aquecimento global etc… 

O local escolhido foi um espaço de recreação, uma casa, com terra, árvores, quintal.
Contratamos também 2 monitores recrativos que levaram brincadeiras, circuitos, com reciclados, objetos inusitados, “lixo”.

Nenhum excesso ou luxo na comemoração de 3 anos do Bernardo, pelo menos se comparado ao mercado atual de festas infantis, mas pra mim foi puro luxo hahaha. As crianças perguntavam “tia qual o tema?” hahaha e eu respondia “o tema é festa de aniversário, vamos brincar!”

Tudo isso foi possível porque encontrei uma empresa que faz festas sustentáveis aqui em Salvador, a Tatu Bola Festas Sustentáveis, que entendeu perfeitamente o que eu queria desde o primeiro contato e local foi no Espaço Recriar.

Pra se inspirar em mais festas sustentáveis e afetivas siga a Tatu Bola no Instagram, assim você vai conhecer mais possibilidades, incluindo temas infantis, pra arrasar na festinha do seu filho. Vale a pena!

E então, gostou de voltarmos as origens aqui no Conta pra Elas? O que mais quer ver por aqui?

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens