A moda e o consumo consciente

Usar a moda a seu favor é se vestir bem, consumindo de forma consciente, basta se conhecer  e ter um guarda roupa inteligente.

Sorriso, corte de cabelo e nossa roupa são nossos cartões de visitas, não é mesmo? Mas sabia que há uma forma de identificar a que grupo de pessoas alguém pertence a partir da roupa que veste? Se vestir bem está ligado a se sentir bem e refletir quem você é e não como alguém gostaria que você se vestisse. É olhar para a moda e seguir uma tendência por ela refletir sua essência e não porque todos estão usando.

closet
Photo: The Darling Detail

Os seguimentos profissionais são refletidos nas roupas, veja a explicação que a Ana Libânio da Serafinna compartilhou no curso “Como se vestir para o trabalho”, que inclusive já contei sobre isso aqui.

  • EDUCAÇÃO: acadêmico, meio ambiente, palestras, treinamentos – Seus trajes são: práticos, descontraídos com formalidade.

    estilo semiformal
    Foto: Sapo Lifestyle
  • FINANCEIRA: bancária, contabilidade, economia, seguros e valores – Seus trajes são: discretos e semiformais.

    estilo clássico
    Foto: Pinterest
  • ARTES: artes plásticas, cinema, música, teatro, televisão, cabeleireira – Seus trajes são: descontraídos com originalidade.

    moda informal
    Foto: vaidosasdeplantao.com.br
  • COMUNICAÇÃO: fotografia, idiomas, jornalismo, mídia, marketing, publicidade e relações públicas – Seus trajes são: descontraídos, originais com formalidade.

    roupa monocromática
    Foto: Pinterest

É claro que nós não somos apenas profissionais, vivenciamos muitas coisas no nosso dia a dia, mas tudo está integrado, o fato de termos roupas para o trabalho e outras para o lazer não significa que abandonamos quem somos e abraçamos um estilo contrário em cada ocasião. Se vestir bem faz com que nosso estilo de roupa diga quem somos: no trabalho, em casa, na igreja, num momento de lazer… A moda deve nos servir.

Os estilos que temos (podem ser mais um), comunicam algo, veja o exemplo:

  • NATURAL ESPORTE:
    Percepção: informalidade, semiformalidade, jovialidade, modernidade, despretensão.

    estilo natural esporte
    Foto: Pinterest
  • ROMÂNTICO:
    Percepção: informalidade, semiformalidade, formalidade, movimento, leveza, flexibilidade.

    estilo romântico
    Foto: www.taofeminino.com.br/
  • DRAMÁTICO:
    Percepção: semiformalidade, formalidade, criatividade, presença (forte e segura), liderança.

    estilo dramático
    Meryl Streep como Miranda no filme: O Diabo Veste Prada.
  • CLÁSSICO:
    Percepção: formalidade, semiformalidade, comprometimento, confiabilidade, liderança (comando), modernidade (com classe).

    estilo clássico
    Foto: stealthelook.com.br
  • SOFISTICADO:
    Percepção: formalidade, posição, requinte, comando, poder.

    estilo sofisticado
    Foto: www.lalarudge.com.br
  • SEXY:
    Percepção: informalidade, fome de poder e igualdade. Ostentam seus atributos femininos para seduzir ou manipular.

    estilo sexy
    Foto: Revista Quem.

A percepção apresentada para cada estilo está focada no que comunicamos no ambiente de trabalho quando usamos determinado estilo de roupa, mas o mesmo pode ser mostrado em qualquer ocasião. Há uma forma de se adequar bem ou não em todos os estilos. Se vestir bem não é apenas para quem tem um estilo sofisticado, por exemplo, mas para quem tem um autoconhecimento do seu corpo e assim sabe usar as roupas que tem no armário a seu favor. Esse é o grande segredo da moda.

Foi por gostar muito de compreender as nossas roupas como um cartão de visitas que consegui um espaço na agenda da Ana Libânio para que ela fizesse um workshop para algumas das minhas leitoras com um precinho camarada. Se você também se interessa por este assunto, preencha sua ficha de inscrição porque temos poucas vagas (não é papo de vendedora não, gente, ontem assim que anunciei nas redes sociais a metade das vagas foram preenchidas).

consultoria de imagem
“Torne seu armário inteligente”, um incentivo ao consumo consciente, a conhecer bem seu corpo e estilo para deixar a moda a seu favor. Valor: R$80,00.  A inscrição deve ser feita via depósito bancário, os dados da conta estão no link de inscrição.

Te espero lá!

BAIXE GRÁTIS NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *