O que eu considero importante para escrever a crítica de um filme?

A crítica de um filme é construída a partir de um conjunto de fatores, saber unir a técnica e a emoção pode ser a chave para uma resenha sincera.

Algumas amigas as vezes me perguntam o que eu vejo em um filme além do roteiro que considere importante para escrever uma crítica sobre ele. Bem, na verdade a resposta é: depende!

Cada obra cinematográfica me prende por algo peculiar, muitas vezes é o roteiro, principalmente quando se trata de um drama. Porém, quem é cinéfilo ou entende um pouco de estrutura de roteiro, sabe que as ações, enquadramentos e alguns outros fatores relacionados a construção de uma cena não estão ali por acaso. No cinema, existe um porque para tudo.

crítica de cinema

Muitas vezes é possível prever o final por causa de uma determinada ação do filme sem que você tivesse informação alguma sobre ele anteriormente. Me lembro de uma vez que estava em casa assistindo “A Órfã” com meu marido e na cena que o casal está transando na cozinha, a menina aparece no mesmo quadro e eu falei pro Dani: “essa atriz é maior de idade porque não tem corte nessa cena, impossível fazer uma cena dessas na frente de uma criança”. A trama foi se desenvolvendo e só depois nos demos conta de que aquela minha observação era exatamente a resposta para o suspense do filme, rs.

A órfã
Cena do filme A Órfã.

Ouve uma época que eu achava que eu precisava assistir um filme pelo menos 2 vezes para escrever uma crítica sobre ele, pois na primeira vez eu me deixava levar pela história, me emocionava e na segunda ou mais vezes analisava-o tecnicamente. Não sei se estou errada em ter mudado de ideia, mas hoje não faço mais isso. Gosto de escrever assim que o filme acaba, quando estou com as emoções e reflexões sobre ele afloradas. O cinema é uma arte e aprendi com o tempo que essas reações provocadas em mim pelo filme é parte do que ele é quando escrevo sobre ele.

Aplico isso quando não gosto de um filme também, afinal, a frustração também foi provocada pela obra e tem algo a ser explorado nisso. Na faculdade eu tive um professor que falava: “até o filme ruim te ensina algo, você precisa encontrar nele pelo menos uma cena formidável e lições do que não fazer” e eu concordo com ele e tento aplicar isso.crítica de cinema

 

 

 

 

Ainda falando sobre a faculdade, durante o curso, no segundo período me apaixonei pela matéria de análise do filme, tive a honra de ser aluna do César Migliorin e ele sabiamente nos ensinava extrair do filme plano a plano o que ele narrava. Plano a plano significa que fazíamos anotações TODAS as vezes que tinha um corte na cena, no cinema isso acontece de poucos em poucos segundos, existem os planos sequências (onde a câmera acompanha o ator sem corte por um “longo” tempo), mas a maioria dos planos são mais curtos. Um filme com muito plano sequência costuma ter uma linguagem específica, algo mais visto em filmes de festivais ou considerados cult ou conceituais.

[Exemplo de plano sequência —————–   Direção: Cavi Borges
sinopse: um homem, uma mulher, uma cidade, 2 planos sequência .
Curta de ficção ganhador de 13 premios em festivais pelo brasil .
Melhor curta nos festivais de Sergipe, Curitiba, Ceará, Cambuquira, Vitória, Rio Grande do Sul.]

 

curso online

Quero destacar aqui que todas as pessoas podem escrever suas resenhas sobre qualquer filme. Ele é uma obra aberta, isso significa que o realizador entrega para o público uma história que será completa com a visão de mundo de cada um. As crenças, criação familiar, contexto social… São muitas coisas que influenciam para você formar a sua opinião sobre aquela obra.

Você já fez o exercício de escrever sobre um filme que te marcou? Experimente, enquanto você escreve mais coisas sobre ele começam a desabrochar diante de você. É linda essa vivência!

Gostou desse post? É bem diferente de tudo que já compartilhei de cinema aqui, né?! Se eu tiver um retorno positivo prometo escrever mais seguindo essa linha.

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI

Compartilhe esse post

2 comentários em “O que eu considero importante para escrever a crítica de um filme?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens