Por que você ainda não contratou um arquiteto?

O arquiteto tem o papel de facilitador, de conseguir traduzir o seu desejo ao contratá-lo para lhe apontar um caminho mais tranquilo e seguro no momento da reforma/construção do seu espaço.

A ideia e título desse post surgiu quando a Livia Ismael Nascimento, arquiteta, postou num grupo maravilhoso de decoração que participo, o Apartamento 33 a pergunta que dá título a esse texto. A ideia era fazer uma pesquisa como profissional sobre os reais motivos de uma pessoa não contratar um arquiteto na hora da reforma ou na construção ou acabamento de uma obra. O retorno das pessoas não foram apenas com respostas voltadas para o lado financeiro, e o resultado disso trouxe ideias muito bacanas e oportunas para falarmos sobre o assunto.

arquiteto
Cozinha do @apartamento.33 – Débora Alcântara | Studio Boscardin.Corsi. 2015.

Os principais motivos apontados pelas pessoas que opinaram foram:

  1. Medo do preço (falta de flexibilidade na negociação com o arquiteto);
  2. Falta de confiança no profissional;
  3. Falta de conhecimento da importância do profissional da área;
  4. Falta de informação sobre o papel do arquiteto;
  5. Achar que arquiteto é para rico.

Muitas vezes o cliente não coloca na ponta do lápis todos os seus gastos, ele até faz ideia de quanto vai gastar, mas não item a item, se fizer isso vai perceber que os benefícios que vêem junto com a contratação de um arquiteto ou designer de interiores geram mais economia do que dispensando seus serviços. A designer de interiores e arquiteta, Mayara Nunes, conta que um profissional entrega o projeto completo: marcenaria, alvenaria e marmoraria, tudo bem detalhado, o que for necessário será inserido no projeto, sendo assim, concentrar todas as ideias em um único projeto e profissional é melhor que pagar profissionais diferentes.

arquiteto
Reforma do @meunovoape – membro do grupo Apartamento 33.

Ela continua falando que no serviço que presta, por exemplo, traz vários bônus para o cliente, as lojas onde ela leva seus clientes para comprar os materiais costumam oferecer uma porcentagem da venda para o arquiteto como gratificação, Mayara ao invés de receber esse valor, repassa para seus clientes gerando uma economia.

Algo muito útil, mas que ficou evidente ser desconhecido pela maioria é a consultoria que um arquiteto pode prestar ao seu cliente sem que seja necessário incluir um projeto 3D. Funciona assim: o cliente recebe o profissional em casa e este lhe da ideias do que pode ser feito na reforma, de onde é ideal colocar cada móvel, as cores que ornam melhor com o espaço e os materiais mais adequados, por exemplo. É uma prestação de serviço mais barata, mas que pode ser muito acessível para todos.

arquiteto
Projeto 3D – Por Mayara Nunes
arquiteto
Projeto centro cultural – Por Mayara Nunes

Arquiteto e designer de interiores não são profissionais para classe A e B, todas as classes tem esse direito. Existem até mesmo projetos sociais que oferecem serviços voluntários, um exemplo é o Pintando Sorrisos que foi nosso parceiro aqui no blog para campanha de natal.

Existe uma tabela que norteia o piso de um projeto arquitetônico, de decoração ou paisagismo. No caso de projeto 3D, há profissionais em início de carreira que cobram a partir de R$42,00 o metro quadrado. A Mayara Nunes é um deles.

arquiteto
Home ofice – Foto @mywhiteapartment – membro do grupo Apartamento 33.

O ideal é pesquisar um profissional que trabalhe dentro do seu orçamento, que lhe ofereça 3 modificações no projeto sem cobrar taxa extra, que lhe faça uma entrevista para saber o gosto pessoal do cliente, não adianta o cliente morar em uma casa onde não se identifica com a decoração. É importante também que haja um diálogo para que todos os itens do projeto sejam acessíveis ao contratante, que este lhe ofereça para lhe acompanhar nas compras e quem sabe ir em lojas que por parceria de trabalho lhe ofereça descontos. Tudo é conversado,siga essas dicas e você terá grandes chances de sair satisfeito, conta Mayara.

arquiteto
Planta baixa apartamento – Por Mayara Nunes

 Espero que este post tenha te ajudado a esclarecer questões sobre as vantagens de se contratar um arquiteto ou design de interiores. Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que assim que possível te dou um retorno.

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

4 comentários em “Por que você ainda não contratou um arquiteto?”

  1. Muito bom o texto, mas para mim que sou leiga na área, faltou o principal! Exemplificar! Foi dito que muito pode-se economizar contratando um profissional mas como muitos membros do grupo apartamento 33 disseram, como incluir um “investimento” de mil reais ou mais quando se tem dez mil para reformar um banheiro. A pergunta é: eu pagando o arquiteto, vou fazer a mesma reforma com nove mil? Falta para nós entendermos como o investimento é diluído sem ultrapassar o orçamento. Obrigada por trazer esse assunto para discussão. Estou super ansiosa com a construção da minha casa e quero muito ter condições de contratar um bom profissional para realizar esse sonho!

    1. Oi Gabriela, eu entendo as suas questões e acho que essa economia depende muito do profissional contratado, por exemplo, se o arquiteto repassa para o cliente suas bonificações como desconto em materiais de construção, como foi o caso que a Mayara contou o seu orçamento tende a render mais. Infelizmente com alguns profissionais pode ficar mais caro ou inviável, mas acredito que é válido pesquisar com mais de um designer ou arquiteto para tirar essa conclusão. Obrigada pelo seu retorno e estou na torcida para que sua casa fique exatamente como você tem sonhado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens