A importância da rotina na família

Categorias Maternidade3 comentários
rotina familiar

Independente se você é do lar, se trabalha home office ou fora de casa, toda mulher ou melhor, toda pessoa precisa de um tempo para si, um momento pra fazer o que quiser e esse fazer inclui até mesmo não fazer nada. Por isso, eu acredito que a rotina é uma grande benção na vida de uma família. Eu poderia dizer que a rotina é uma benção na vida da mãe e da criança, mas não, eu não acredito nisso, pois a não ser que essa mãe seja sozinha por opção ou viúva, todo pai deve participar ativamente da criação dos filhos, portanto, também segue uma rotina e é beneficiado por ela.

rotina familiar

Quando somos solteiras ou casadas, mas sem filhos, chegamos a considerar a rotina uma prisão. Com a chegada dos filhos nossa visão muda e o desejo de saber se conseguiremos cumprir tarefas simples, como tomar um café da manhã nos faz desejar uma vida mais organizada e programada e isso nada mais é que rotina. A cada fase que a criança vai atingindo essa rotina deve ser ajustada e se algo na vida dela muda, a de todos daquela casa muda também, a maneira que os pais encararão essa adaptação influencia diretamente para o êxito desse processo. Tentar sorrir ao invés de reclamar quando seu filho acorda mais cedo do que você gostaria pode mudar tudo, inclusive o humor de todos da casa, o bom humor contagia, o contrário dele também – tem coisa mais gostosa que ser contagiada com a gargalhada de alguém?

A rotina de cada casa é única, deve ser adaptada de acordo com o estilo de vida de cada família, mas existem algumas coisas comuns a todas nesse assunto. Listei as que considero prioridades:

  1. Ter hora para acordar todos os dia – Dessa maneira, os adultos da casa podem se organizar e escolher se acordarão junto com a criança ou se mais cedo para tomar um café, adiantar tarefas domésticas ou fazer uma atividade física;
  2. Ter horários para todas as refeições – Assim você consegue ter controle do que seu filho está comendo por dia e diversificar essa alimentação; rotina familiar
  3. A criança precisa brincar fora de casa, gastar energia – Se este horário é pré determinado você consegue ficar com seus filhos no pátio do prédio, por exemplo, e não atrasar o almoço ou qualquer outra responsabilidade do dia;
  4. A (s) soneca (s) diárias precisam acontecer sempre no mesmo horário e de preferência com o mesmo tempo de duração;
  5. Para as crianças que trazem atividades da escola para fazer em casa, é importante ter um horário e local para fazer esses exercícios todos os dias;
  6. Separe os momentos em que a criança deve brincar sozinha (ou com irmãos) e outros que terá a participação dos pais;
  7. As atividades da noite devem ser mais calmas e com pouca luz para preparar a criança para o sono noturno;
  8. Sirva o jantar, dê banho e leve a criança para sua cama ou berço sempre no mesmo horário.

Lembrando que a rotina é um guia para que nosso dia seja mais leve, mas isso não significa que fará tudo ser da mesma forma todos os dias, nossos filhos não são máquinas, então, um bebê que está aprendendo a sentar, engatinhar ou andar pode ficar mas agitado no sono noturno, se tem dentes nascendo o humor e apetite podem mudar, se seu filho está com alguma dificuldade em alguma matéria na escola pode reagir de uma forma diferente que o normal, então, siga uma rotina, mas tente perceber o que pode está acontecendo e adapte quando necessário.

Eu já me peguei nervosa comigo mesma, insatisfeita em ter que fazer todos os dias as mesmas coisas, mas aí basta um dia fora do trilho porque um dos meninos ficou doente que eu peço a Deus para tudo voltar ao normal e eu poder prever as atividades do dia. Então, aqui em casa eu te digo: salve a rotina!!

rotina familiar

E aí na sua casa, como funciona o dia a dia da sua família?

Se você pretende, mas ainda não conseguiu estabelecer uma rotina, dá aqui um abraço… Logo tudo se ajeita, foco, força e fé!

Mãe, esposa, cineasta, curiosa e apaixonada pela beleza das coisas.


3 ideias sobre “A importância da rotina na família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *