O set de filmagem é uma escola – Reflexão

O set de filmagem é um mundo que se abre diante da câmera de alguém que sonha uma história e deseja entregá-la para um público.

Hoje eu me deparei com uma postagem do César Migliorin, meu professor na faculdade sobre os momentos de pânico que ele e parte da equipe do Inventar com a Diferença enfrentaram num centro socioeducativo em Recife, onde estão trabalhando com cinema e educação com crianças infratoras quando exibiam um filme para alguns internos e uma “rebelião” foi inciada… Depois de ter tido acesso a essa notícia eu fiquei refletindo sobre como o set de filmagem pode ser uma efetiva escola para a nossa sociedade.

cinema
Foto: Luiz Felipe Amaral/ Filme: “Resposta do Céu.
cinema
Foto: Luiz Felipe Amaral/ Filme: “Resposta do Céu.

O processo de construção de um filme é enorme, antes mesmo de chegar ao set de filmagem… Envolve muito dinheiro, pessoas com diversas habilidades, dias diante do computador, exposto ao sol, frio e/ ou chuva… Tudo isso para entregar ao espectador a sua visão de mundo e maneira de narrar uma história, esperando que esse que assiste fará sua leitura individual e a partir do mundo que ele enxerga e vive compreenda a história que você contou.

cinema
Foto: Luiz Felipe Amaral/ Filme: “Resposta do Céu.

Nada num filme é por acaso, tudo que se vê foi planejado e é parte de uma história que plano a plano está sendo construída. É certo que um problema aparecerá, os desafios para resolvê-lo serão enfrentados e um final (feliz ou não) trará um desfecho (ainda que com final aberto por opção do realizador) para concluir a obra.

As milhares de pessoas que estão diante da tela darão a este filme milhares de sentidos, concordando ou não com o que vê, uma interpretação individual é feita, muitas são semelhantes.

cinema
Foto: Elisa Bravo/ Filme: “Mais um Dia”.

O set de filmagem é uma escola. Há uma hierarquia a ser respeitada, os departamentos (direção, produção, arte, fotografia, som) sabem que há um limite que deve ser mantido para que o time jogue de forma perfeita. O planejamento deve ser seguido e a solução para os imprevistos precisam chegar na velocidade da luz, afinal, no cinema cada dia envolve um orçamento alto (equipamentos, locação, diária de profissionais).

cinema
Foto: Elisa Bravo/ Filme: “Mais um Dia”.

Assim como numa banda, todos tem a ciência que para o filme ser realizado cada um tem um papel fundamental, quem toca o instrumento de menor destaque sabe que sem as suas notas a música não teria a beleza que tem porque ele fez a sua contribuição na hora certa.

cinema
Foto: Elisa Bravo/ Filme: “Mais um Dia”.

Sou estudante e admiradora do cinema e educação, o vejo como uma janela para explorar a criatividade de alunos, que independente da sua idade, realidade socioeconômica, podem ver um mundo a partir dos olhos de uma câmera onde quem tem o poder de transformar a realidade narrada é o time que juntos trabalham para que um público assista, argumente e responda individualmente o que lhe foi apresentado.

A realidade de um set de filmagem por si só já é uma escola quando se pensa na forma que ele é conduzido. Com baixo ou alto orçamento, para curtas ou longas metragens, o respeito mútuo e admiração pela forma que cada profissional imprime sua linguagem é levado em consideração a todo instante.

cinema
Foto: Elisa Bravo/ Filme: “Mais um Dia”.
cinema
Foto: Luiz Felipe Amaral/ Filme: “Resposta do Céu.

*Todas as fotos dessa postagem são de filmes que eu realizei, as escolhi porque trago na minha vida ensinamentos desses sets. Obrigada a cada colega que me ensinou nessa caminhada!

BAIXE GRÁTIS NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens