Do mesmo jeito que ao entrar na vida materna eu comecei a pensar que nunca mais ia dormir uma noite de sono profundo, daqueles que nos descansam de verdade, eu achei que nunca mais conseguiria riscar como “feito” todas as minhas atividades do dia… Depois de um filho com 6 anos e outro com 3, posso te afirmar, tempo livre após a maternidade, para si, pro trabalho, para descansar… é uma realidade! Após alguns anos ele chega.
Não vale comparar esse “ter tempo” com o de uma mulher sem filhos ou que é mãe de pessoas jovens ou adultas… Nós voltamos a ter tempo sim, mas é da nossa maneira… Na verdade, se você comparar a sua vida com a de outras mães, é bem provável que a frustração chegue. Lembre-se, a grama do vizinho sempre se parece mais verde que a nossa.
Quando Danilo fez 3 anos Henrique estava com quase 2 meses, então, eu não senti muito a independência dele se tornar uma abertura de tempo pra mim como percebo hoje com o amadurecimento do Henrique. Os dois estando grandinhos hoje facilita essa percepção. Fica tudo mais claro pra mim nos momentos de realizar atividades comuns do dia a dia: na hora de cozinhar, limpar a casa, de orar ou ler a Bíblia ou outro livro, tomar banho, escrever meus textos (tem dias que consigo escrever 3 textos e quase não me aguento de felicidade, rs).
Já que o tempo livre após a maternidade é uma realidade, te faço uma pergunta: o que você vai fazer com o seu tempo livre ou menos corrido quando esse dia também chegar para você?
Tenho refletido muito sobre isso. Fico pesando que plantei algumas coisas nos curtos prazos de tempo que tive nesses últimos anos e que valeu muito a pena. Acho que a principal delas foi criar hábitos: deixei a TV de lado (não sei te dizer praticamente nenhuma programação atual – estamos inclusive sem canal de assinatura no momento – da Netflix não abrimos mão, rs), fiz muitos cursos online (hoje mesmo comecei um novo), consegui estabelecer critérios para usar redes sociais (mas eu acho que sempre posso melhorar nesse aspecto, tem semanas mais fáceis e outras nem tanto).
Um dos assuntos do blog é o empreendedorismo materno e falar sobre tempo livre após a maternidade é mais uma maneira de afirmar a importância de incentivar a todas as mães a criarem maneiras de construir suas próprias rotinas e sonhar seu negócio que tenha uma agenda flexível, que te permita se reinventar.
Acredito que o melhor conselho que eu tenha para dar nesse momento as mães que estão na fase de ainda não ter tempo, seja comece agora mesmo! Nem que seja planejando o que você fará ou voltará a fazer quando seus intervalos de tempo aumentarem até que sejam suficientes para você conciliar todas as suas responsabilidades de um dia.
Em qual fase da vida materna você está? Já lhe sobra algum tempo?!
BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!