2 fortes motivos que levam um casal ao divórcio

Uma reflexão sobre o motivo de existir tanto divórcio nos dias de hoje.

Timothy Keller, em “O significado do casamento”, traz um dado bastante curioso acerca do declínio do casamento. Hoje, 45% dos casamentos acabam em separação ou divórcio. Nos Estados Unidos, a reincidência (ou seja, o novo divórcio) chega a 61%. No Brasil, estima-se que para cada quatro casamentos há uma separação ou divórcio.

problemas conjugais

Há dois processos da vida familiar em que a incidência de divórcios é maior:

  1. Famílias com filhos pequenos
    Famílias com filhos pequenos enfrentam situações estressantes de cuidado e ajuste do sistema conjugal para incluir novos membros. Os pais são desafiados a se unir na criação dos filhos, bem como nas tarefas financeiras e domésticas. Além disso, novos papéis são incluídos (pais, avós, tios), o que despende da família um realinhamento dos relacionamentos.
  2. Famílias no estágio de lançar os filhos e seguir em frente
    Casais no estágio de lançar os filhos e seguir em frente, no processo de transição, precisam lidar com as saídas e entradas (genros, noras, netos) no sistema familiar e, ainda, renegociar o sistema conjugal como uma díade (como um “grupo de dois”).

Frequentemente, nos dois estágios citados, o divórcio está estreitamente relacionado ao apagamento da vida conjugal pela paternidade. Os cônjuges deixam de se olhar para focar especialmente nos filhos, tendo suas vidas organizadas por eles. Isso vem à tona particularmente quando os filhos saem de casa. Há casais que passaram tanto tempo sem se olhar, que quando se perceberam sozinhos ou melhor, um com o outro, pareciam estar casados com um estranho.

De fato, quando os filhos são pequenos, a organização da vida em torno dos filhos se faz necessária, mas esta não deve se estender ao longo dos anos. Quando a paternidade mina os projetos do casal e os cônjuges atuam como parceiros sexuais, mas não são amantes e amigos, a vida conjugal fica fragilizada e empobrecida a ponto de levar à dissolução do casamento.

dificuldades no casamento

Muitos filhos são colocados no lugar de “falso cônjuge”, suprindo as necessidades afetivas do casal. Quando isso acontece, o amor, a energia e o esforço dedicados aos filhos acabam por suplantar o casamento ou, ainda, por ocultar um casamento fraco e desajustado. Mesmo que nem sempre pareça tão evidente, os filhos sofrem com a incumbência – extremamente estressante e pesada – de sustentar o relacionamento dos pais.

Um casamento forte, duradouro e rico está indissociavelmente atrelado ao lugar que o relacionamento conjugal ocupa na vida do casal. Implica em não tornar coisas boas e importantes, como o relacionamento com os filhos, em prioridade, requer dos cônjuges o desenvolvimento da melhor amizade humana possível.

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL”?! CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook gratuito

Nathália Machado.

o Conta Pra Elas é como um diário pra que compartilhe com você minhas descobertas, conquistas e dicas.

Últimas postagens