Saber que a mudança de humor na gravidez é normal pode fazer todo esse período ficar mais leve.
Se tem uma época na vida que experimentamos num único dia diversas emoções é durante a gestação, é impressionante como um misto de sentimentos parece invadir a nossa vida e você que até pouco tempo atrás estava gargalhando, pode se ver chorando… A mudança de humor na gravidez é mais frequente do que gostaríamos.
Isso não significa que essa confusão emocional vai acontecer todos os dias, mas infelizmente, você não consegue muito evitar que ela ocorra. Talvez você consiga descobrir um gatilho, algo que nesse período te faça sentir raiva, por exemplo, e consegue evitar vivenciar aquela situação novamente, mas geralmente, os choros e as risadas quase que num mesmo momento costumam acompanhar as gestantes.
Toda essa mudança de humor na gravidez acontece porque a mulher sofre com as alterações hormonais para que o bebê se desenvolva. Cada gestante é única e é por isso que algumas mulheres serão mais sensíveis a essa “confusão” hormonal e outras não.
A mudança de humor na gravidez pode provocar:
- Uma raiva que surge de repente, muito semelhante com a que muitas mulheres sentem durante a TPM;
- Pequenas chateações ou expectativas frustadas podem provocar crises de choro ou um desânimo para continuar algo que até então lhe dava prazer;
- O cansaço físico somado ao mal humor, pode lhe fazer ver tudo numa perspectiva pessimista;
- As diversões, por mais simples que sejam, podem se tornar mais prazerosas e alegres se você estiver num bom dia, uma risada, facilmente se transformará em gargalhada.
Toda essa mudança de humor na gravidez provoca um desconforto na gestante e na família, por isso, é importante saber que o choro, a raiva, o nervosismo, o cansaço e até a gargalhada excessiva são provocadas pelas alterações hormonais. Tendo esse conhecimento, fica mais fácil ter o apoio da família e todos juntos poderão encontrar uma maneira de driblar essas situações para fazerem da espera pelo bebê um momento mais alegre que triste ou complicado.
- Leia também: Relato de parto – Nascimento do Henrique
É muito importante também que as grávidas não se dobrem diante da tristeza, cansaço ou raiva excessiva. É preciso ter um olhar e comportamento mais positivo nesses momentos: se lembrar da sua gestação como um período em que você só dormiu ou brigou o tempo todo não é nada legal. Procure vencer o mal com o bem, a estar disposta a enxugar as lágrimas e começar a sorrir.
Investir em cursos para casais grávidos e buscar apoio em grupos maternos virtuais é uma boa maneira para compreender essas mudanças de humor e todas as outras que virão com a chegada de um bebê. Ao adentrar no universo materno e paterno, você vai perceber que existe literalmente um novo mundo para você conhecer e automaticamente, apresentá-lo para um serzinho que está a caminho. Pode parecer assustador num primeiro momento, mas o amor que envolve tudo isso nos ensina como conduzir essa nova vida (a nossa e do filho que chega).
Para finalizar, a mudança de humor na gravidez é uma realidade que merece atenção, mas é importante ficar atenta para saber interpretar o momento de procurar uma ajuda profissional caso ela esteja descompassada. O puerpério, que é o momento que a mulher vive após a chegada do bebê também trará outras alterações hormonais, portanto, é importante que haja um equilíbrio para um pós parto saudável.
BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!