Creche ou babá? Veja 5 fatores antes de tomar essa decisão

Cada família é única e os motivos que levam os pais a buscarem uma creche ou babá para seu (s) filho (s) são variados, por isso, listamos 5 motivos que consideramos importante para te ajudar a decidir qual é o melhor pra a sua família.

1.Busque ajuda na sua rede de apoio

Nada melhor do que deixar nosso filho com uma pessoa que conheça de perto nossas necessidades e tenha uma relação afetuosa conosco. Procure saber quem tem disponibilidade de tempo e interesse em ocupar este cargo. Não deixe de considerar uma remuneração caso esteja ao seu alcance financeiramente.

Dependendo do tempo que você passe fora de casa, independente de escolher pela creche ou babá, essa rede de apoio será importante (logo falaremos mais sobre isso).

2. Coloque no papel quanto você pode pagar

O custo com fraldas, alimentação, roupas, consultas e medicamentos já está sendo administrado no orçamento. Mas quando começamos a colocar na ponta do lápis o custo de uma creche ou babá as contas ficam mais difíceis de fechar. É nesse momento que muitas mães decidem ficar em casa e assumem as tarefas com os filhos para economizar com a contratação de terceiros. Independente da sua escolha, organize suas contas e descubra quanto você pode pagar.

Se você ainda não tem uma ferramenta para isso, sugiro a planilha de orçamento mensal do Google Sheets. Pode ser editada e compartilhada com todos da casa e pelo celular. Em uma pesquisa feita por mim na região centro sul de Belo Horizonte, o custo de uma escola integral ficou 50% mais baixo que o de uma babá com carteira assinada.

3. Em quais horários (e por quantas horas) você precisa delegar os cuidados com seu filho?

Já pensou quem vai levar e buscar seu filho na creche todos os dias? Considere que quanto mais tempo você ficar fora de casa, mais estrutura será necessária em torno da rotina do seu filho.

Para quem fica por mais de 10 horas fora de casa, ter uma babá é quase que inevitável. Seja iniciar ou finalizar o dia, entre 1 e 2 anos, nossos bebês são totalmente dependentes de um adulto e a supervisão tem que ser o tempo todo.

Há quem considere o período integral da creche — normalmente de 7h30 as 17h30 — um sacrifício para a criança. Para você que está temente por esta escolha (e necessita por ela) informe-se sobre a escolinha com pais de alunos já matriculados, observe a rotina. Busque estar próxima sempre que puder. Procure saber sobre o método de ensino adotado na escolinha, pergunte sobre a programação e participe sempre que possível das atividades dele. Essas horas acabam passando muito rápido quando eles estão com os coleguinhas se divertindo, sendo bem cuidados e aprendendo.

como escolher uma escola

Quanto a logística, considere o seu tempo de deslocamento e mais alguns minutos para encontrar um local seguro onde possa parar o carro, uma despedida mais prolongada (tem dias que eles estão mais carentes), recadinho da professora, etc. Geralmente isso tudo acontece de forma bem corrida, mas demanda tempo.

4. Em busca da creche perfeita

Creche perfeita para mim significa a que melhor se encaixa às nossas necessidades — sua e do seu filho. Ponto decisivo para mim foi a localização, pois representou economia de tempo e dinheiro. Veja abaixo como foi o meu caminho das pedras até chegar a escolha da escolinha:

  • Pedi indicações no meu grupo de mães do Whatsapp, vizinhas com bebês ou crianças pequenas;
  • Pesquisei avaliações na internet. Pelo Google você lê depoimentos que ajudam a eliminar um ou outro estabelecimento;
  • Pesquisei preços no site Mercado Mineiro;
  • Considerei a localização das escolas pelo Google Maps;
  • Visitei os locais selecionados e agendei uma entrevista com a escola. Nesta conversa procurei saber sobre valor da mensalidade, taxas extras (lanche, almoço, material), método de ensino adotado, nível de educação e experiência dos professores, escopo/programação/currículo/atividades previstas, como é a comunicação com os pais (e-mail, agenda, grupo de Whatsapp, câmera), as normas de segurança em dia.
estrutura para escola infantil

Precisamos lembrar que educação pública e de qualidade é direito dos nossos pequenos. Em Belo Horizonte há as Unidades Escolares de Ensino Infantil da Rede Municipal de Educação — EMEIs que ofertam vagas gratuitas para Educação Infantil de 0 a 3 anos e para o Pré-Escolar de 4 a 5 anos. Procure saber como funciona. As EMEIs oferecem material escolar, merenda com acompanhamento nutricional e espaços lúdicos projetados por profissionais. Por serem gratuitas existe uma demanda muito maior do que o município consegue ofertar, portanto tem que ficar de olho na época do cadastramento. O cadastro para ingressar os alunos acontece todos os anos geralmente no mês de agosto.

5. Em busca da babá perfeita

Estabeleça desde a entrevista uma relação de respeito entre você e a candidata a babá. Essa seleção, para mim, está sendo muito mais difícil que foi para escolher uma creche. Indicações de amigos em quem confia e que tenham critérios parecidos com os seus são uma mão na roda. Considere suas necessidades e pondere tudo com sensibilidade de mãe. 

A creche proporciona um ganho no convívio com outras crianças, uma programação apropriada para o desenvolvimento deles, estabelecimento de rotina, regras e disciplina. Mas é verdade que as crianças ficam mais expostas a diferentes tipos de vírus e doenças típicas da faixa etária deles. De toda forma o sistema imunológico começa a ser reforçado neste ponto. A babá é uma cuidadora exclusiva, que se tornará para seu filho uma referência afetiva e disciplinar. Costumam também se encarregar do transporte, preparar a alimentação e todo o necessário para completar a rotina deles. Mas há quem sinta sua privacidade perdida em ter um terceiro no ambiente íntimo por horas.

como escolher uma babá

A escolha entre creche ou babá tem suas vantagens e desvantagens. A verdade é que todas as nossas escolhas envolvem perdas e ganhos. Vale a pena o exercício da reflexão para identificar o que você realmente está disposta a perder.

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *