Como colocar em prática o montessori no ambiente doméstico

Semana passada falei sobre o método montessoriano no ambiente doméstico e hoje quero estender um pouco esse assunto de uma forma mais prática. Sigo no Instagram o perfil @universodaliz e ao escrever sobre os ensinamentos de Maria Montessori me lembrei o tempo todo da rotina que a Malu, mamãe da Liz, demonstra no seu perfil sobre a forma que tem construído a educação da sua pequena e torci para que ela quisesse dividir comigo (e com vocês, é claro) sobre o montessori na prática. Com uma generosidade enorme a Malu não só falou, como também me mandou fotos de vários cantinhos da sua casa onde podemos entender muito bem sobre como praticar tais ensinamentos já mencionados na postagem anterior.

Quarto montessoriano
Foto: Malu

“No quarto da Liz, tudo está ao seu alcance. Fazemos um rodízio de livros e de brinquedos , dando predominância de brinquedos de madeira , espelho para se enxergar e antes, quando ela ainda não andava, tinha uma barra fixada à parede. Liz sempre amou esse espaço da casa e adora dançar por lá! Também gosta de realizar atividades e se olhar como beber água ou ler um livro. Tiramos o colchão no chão visto que ela faz cama compartilhada no nosso quarto e colocamos alguns de seus instrumentos para que ela possa tocar quando quiser. Alguns elementos do quarto não são montessori: os EVA s no chão do quarto, um certo excesso de livros em cada rodízio  (intencionalmente, pois liz brinca muito com eles) e cores fortes”, contou, Malu.

 
Quarto Montessoriano
Quarto da Liz – Foto: Malu
 

“O primeiro aspecto a que devemos prestar atenção [na casa] é a liberdade para satisfação de necessidades biológicas básicas. A criança deve poder sobreviver em sua casa. Para isso, precisa comer, beber, dormir e realizar suas necessidades. Um primeiro passo interessante, na cozinha, pode ser deixar um ou dois potes pequenos com quantidades de alimento pronto para consumo (pedaços de frutas, verdura ou torradas servem bem) e utensílios simples de cozinha, como um prato e dois talheres disponíveis. A mesma coisa pode acontecer com líquidos, água ou suco, e uma jarra e copo. Aos poucos, é claro que você pode adicionar guardanapos, mais talheres, taças, vasilhas e recipientes diferentes. Mas comece devagar, em paz” 

Gabriel Salomão – larmontessori.com.br

Seguido esse ensinamento do Gabriel Salomão, a Liz tem em casa um filtro de barro numa mesa mais baixa, onde a pequena pode se servir sempre que deseja.
 
Quarto montessoriano
Liz bebendo água sozinha – Foto: Malu

 

Quarto montessoriano
Liz bebendo água sozinha – Foto: Malu
 
Todos os cômodos da casa devem ser adaptados ou transformados para a criança, no banheiro e na cozinha, a Liz participa das atividades domésticas usando essa torre de aprendizagem. Sempre supervisionada por um adulto é possível incluir as crianças e ensiná-las em tudo que é parte da rotina doméstica.
 
 
Quarto Montessoriano
Liz escovando os dentes sozinha – Foto: Malu.

Se você se identificou com o método montessori e deseja se aprofundar no assunto te aconselho a seguir o perfil da Malu, mãe da Liz e também pedir para participar do grupo secreto no Facebook, Montessori para famílias onde eu sempre recorro para aprender sobre esse assunto e buscar soluções para contribuir para o desenvolvimento dos meus meninos.

 

BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI

curso-online

Compartilhe esse post

2 comentários em “Como colocar em prática o montessori no ambiente doméstico”

  1. Pingback: Mães mineiras: 5 que vale a pena serem seguidas

  2. Pingback: Apartamento pequeno - Como divertir seu filho nele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *