Chiavari é a última cidade italiana visitada pela família Montengelli Ceniz. Uma cidade que precisa estar na rota de quem quer de fato conhecer a cultura italiana na sua essência.
Já comentei aqui outras vezes que recebo textos ou áudios do whatsApp da Flávia ou Junior para escrever sobre a viagem deles aqui no blog. Hoje eu não vou ficar dando meu ponto de vista, intermediando esse relato, vou apenas transcrever o áudio que o Júnior, esposo da Flávia e pai do Léo me enviou narrando a experiência que eles tiveram em Chiavari. Tinha tanta emoção e empolgação nas suas palavras que é impossível eu relatar de outra forma.
“Chegamos em Chiavari, fazia 10-12°. Já era perto da hora do jantar, então saí para comprar algo no mercado. As pessoas felizes na rua, me olhando por ser estrangeiro e eu como bom brasileiro misturei meu português, italiano e inglês, o que não podia era deixar de me comunicar e me aproximar das pessoas.
No caminho me surpreendi com a variedade de comércios: 3 lojas de queijos, açougue, uma outra que vendia frango inteiro na brasa com batatinha e acabei fazendo essa escolha. Chegando em casa com o frango, fui fazer um macarrão para acompanhar e pedi a Flávia para ir a loja de queijo comprar um autêntico parmesão, a vendedora ralou o queijo na hora e quando montamos nossa mesa nos vimos diante de uma típica mesa italiana.
Nos sentimos em casa, em Curitiba, comendo com qualidade, mas de uma forma mais intensa, o que fez com que percebêssemos o quanto a descendência italiana nos faz ter algo em comum com eles, estamos tão longe e tão perto ao mesmo tempo dessa cultura, ouve uma identificação gostosa.
Quanto mais turística o ponto, mais inglês as pessoas falam e com isso menos da cultura própria você vê, mas em Chiavari encontramos uma Itália genuína, poucos falavam inglês, o que nos proporcionou uma experiência fantástica, sentimos o que os italianos sentem e vivem.
Ficaremos mais 2 ou 3 noites em Chiavari. Vamos tentar fazer alguns passeios mais voltados para o Léo (que é uma criança), até então ele tem nos acompanhado nos nossos passeios e depois voltaremos para a França. Da França temos que retornar a Barcelona que é de onde parte nosso vôo pro Brasil, por isso nossos trajetos estão sendo traçados dessa forma.
Próximo destino será Marselha, na França. Serão 4 horas de carro, durante o trajeto as paradas são ótimas, banheiros limpos #ficaadica”.
Fala se não dá vontade de conhecer essas pessoas tão queridas que o Junior nos conta?! Eu quero muito!
Esse é o post de despedida da Itália, como já foi dito acima, semana que vem voltaremos narrando sobre outro canto da Europa… Continue acompanhando essa viagem com os Montingelli Ceniz!
BAIXE NOSSO E-BOOK “CONSTRUINDO UM TRABALHO COM AGENDA FLEXÍVEL” CLIQUE AQUI!